05 AGO 2014
Marília participa da Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral

A Prefeitura de Marília – por meio do Setor de Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde – participa entre os dias 6 a 12 de agosto, da Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral. O objetivo da campanha é promover intervenções e ações de prevenção da doença para a população dos municípios paulistas.

O tema da Semana é “Leishmaniose é realidade. Prevenção é nossa responsabilidade” com enfoque para atividades de comunicação e educação em saúde, a fim de reduzir os riscos da leishmaniose visceral humana e canina. Vale destacar que a Leishmaniose é uma doença com ciclo de transmissão complexo, pois envolve a relação entre o homem, meio ambiente e os animais.

“Em Marília, nós vamos promover um trabalho em conjunto com as Secretarias de Educação – na esfera Municipal e Estadual, com o intuito de alertar e informar aos pais – por meio de materiais de divulgação encaminhados às crianças – sobre as necessidades de prevenção para esta doença. Além disso, vamos enviar comunicados aos profissionais da área de medicina veterinária a respeito da campanha”, informa Lupércio Garrido, médico veterinário e coordenador da divisão de zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde.

Sobre a Leishmaniose Visceral

A leishmaniose Visceral (LV) foi diagnosticada no Estado de São Paulo em 1.998. É causada por um parasito denominado Leishmania chagasi e transmitida para cães e pessoas por um inseto muito pequeno chamado flebotomíneo, conhecido como “mosquito palha” que costuma picar ao entardecer e durante a noite. Suas larvas se desenvolvem na terra úmida, sombreada e com acúmulo de folhas, frutos e fezes de animais em decomposição.

O controle da LV é um desafio para todos, sendo importante que cada cidadão limpe seus quintais e jardins diariamente recolhendo as fezes de animais, folhas, folhagens, frutos apodrecidos para evitar a proliferação dos insetos. Deve-se ainda, manter os abrigos dos animais afastados da casa e sempre limpos.

Também são medidas importantes que contribuem para a prevenção da LV: colocar telas finas (orifícios menores que1 mm) nas janelas e portas da casa, mosquiteiros e repelentes. Cuidar da saúde e higiene dos animais e usar coleira ou produtos repelentes de insetos, além de não permitir que os animais fiquem soltos nas ruas.

É necessário ainda detectar a doença nas pessoas logo no início, pois dessa forma são evitadas as complicações que podem levar a óbito. A LV humana é uma doença caracterizada por febre durante muitos dias, perda de peso, fraqueza, anemia e aumento do fígado e baço.

Em casos graves podem ocorrer sangramentos. O diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

Os cães infectados pelo parasito da doença podem adoecer logo ou demorar meses para apresentar sintomas. Todos os cães infectados, mesmo aqueles sem sintomas aparentes, são fonte de infecção para o inseto transmissor.

Os sintomas nos animais são: emagrecimento, queda de pêlos, crescimento das unhas, descamação da pele, fraqueza, feridas no focinho, orelhas, olhos e patas. A única forma de saber se os cães estão infectados é por meio de exames específico de laboratório.

Confira abaixo a programação da Semana Estadual de Prevenção da Leishmaniose Visceral:

Dia 06 de agosto (quarta-feira) – em Bauru/SP

II Fórum de LV: “A Experiência faz a Diferença” – direcionado aos profissionais da área de saúde dos municípios com transmissão

Período de 06 a 12 de agosto

Implementação das Ações e Intervenções nos Municípios

Dia 12 de agosto (terça-feira) – em São Paulo/Capital

I Simpósio de LV: “Consciência da LV” – direcionado para os profissionais de saúde dos municípios sem transmissão

Texto: Assessoria de Imprensa