05 AGO 2014
Médicos: Takano confirma processo seletivo para dia 31 de agosto

A Secretaria Municipal da Saúde abriu nesta segunda feira inscrições para o processo seletivo visando a contratação de 31 médicos. A meta é contratar 13 clínicos, 12 ginecologistas obstetras e seis pediatras para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

O salário será de R$3.700,00 por 15 horas semanais, equivalendo a três horas diárias, existindo também a possibilidade de uma escala diferente.”Já há uma falta natural de médicos no sistema público do país e em Marília não é diferente. Além disso, alguns profissionais estão se aposentando”, afirmou o secretário da Saúde, Luiz Takano.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de agosto, sempre no horário de 13h00 às 16h00. A prova já tem data marcada: 31 de agosto. O local, será confirmado pela Secretaria da Saúde.

O secretário Takano confirmou o investimento da gestão do prefeito Vinicius Camarinha na Saúde: quase 30% do orçamento. Ele lembra a execução do plano de construção e reforma de novas unidades, compra de equipamentos e medicamos, além da renovação da frota. Cita ainda a política preventiva aos problemas de saúde e os mutirões coletivos como de ortopedia e fisioterapia, câncer de mama e em breve de oftalmologia. “Mas é claro que o médico é fundamental para comandar as equipes de Saúde. Estamos na expectativa de que dessa vez, o número de inscritos será muito melhor do que das vezes anteriores”, disse Takano.

Segundo informações do Ministério da Saúde, há no Brasil 1,8 médico para cada mil habitantes, índice abaixo de outros países da América Latina, como a Argentina (3,2) e o México (2). Para alcançar o índice da Inglaterra(2,7), o Brasil precisaria de mais 179 mil médicos. Para o ministério, além da falta de médicos, existe uma má distribuição evidente.

Foto Wilson Ruiz