04 AGO 2014
Banco de leite comemora 30 anos na abertura da Semana da Amamentação

“O Banco de Leite é uma entidade pública. Ninguém ganha e ninguém paga. Só se doa e se recebe a vida”. Por várias vezes essa mensagem foi transmitida aos que compareceram à solenidade para comemoração dos 30 anos do Banco de Leite Humano de Marília. O evento foi realizado na manhã desta sexta feira na sede do BLH, na Avenida Santo Antonio nº 136.

No discurso, a supervisora Sandra Domingues lembrou o trabalho da equipe. “Cada um tem a sua responsabilidade e a atividade é desenvolvida como muita dedicação, num verdadeiro exemplo de valorização à vida. Atualmente estão sendo coletados 100 litros de leite humano por mês, com a dedicação de 50 doadoras em média para o atendimento de 45 bebês. É preciso um estoque de segurança. Por isso, contamos com a conscientização de mais mães para a doação. É só entrar em contato pelo telefone 3413-8696. Uma equipe irá até a casa da interessada para passar todas as informações. A coleta é a domicílio”, explicou.

A partir da consumação da doação, inicia-se um processo técnico. “Envolve a higienização da doadora e armazenamento domiciliar correto até o transporte adequado da residência à sede do BLH. Depois, ocorrem a pasteurização e análises. Só depois do resultado obtido, o leite deixa o banco com a prescrição médica levando-se em conta a necessidade de cada bebê internado nas UTIs neonatais dos hospitais”,

O Banco de Leite Humano de Marília foi o 36º criado no Brasil. A inauguração foi em 1984, no PAS (Posto de Atendimento à Saúde) do Cascata, na gestão do prefeito Abelardo Camarinha e do secretário da Saúde, Antonio Domingues. É referência nacional e, por isso, é representado nos congressos brasileiros e ibero americanos.

Ele funciona também como unidade de ensino, proporcionando estágio, treinamento em Emeis, em lactários com equipes de saúde, grupo de gestantes, nutrizes e avós.

Tem como parceiros: Corpo de Bombeiros, Rotary Clube Marília Leste, Casa da Amizade, Correios, Pastoral da Criança, indústrias de alimentos (Marilan/Dori), Unimed, Fonoaudiologia da Unesp e Secretaria Municipal da Educação, Unimar, Maternidade Gota de Leite, Santa Casa, Fatec, Hemocentro, Hospital Materno Infantil, Famema e SENAC, bem como escolas profissionalizantes e particulares.

Atua também com uma rede de postos de coleta em municípios da região como Garça, Pompéia, Adamantina, Alvinlândia, Lucélia, Lupércio, Ocauçu, Oriente, Pacaembu e Quintana.

Sandra Domingues lembrou que o Brasil tem 212 Bancos de Leite Humano. “É pouco pelo tamanho do país. No entanto, temos a melhor rede do mundo. Na década de 40 buscamos tecnologia para a implantação do primeiro banco. Hoje, o Brasil é exportador dessa qualidade de serviço, premiada por várias vezes”, afirmou Sandra.

Por fim, a supervisora do Banco de Leite Humano destacou o apoio do prefeito Vinicius Camarinha e do secretário da Saúde, Luiz Takano, para esse trabalho. “A Prefeitura vai trocar todos os frezeers que acondicionam o leite doado e Marília tem a primeira sala de amamentação em unidade escola do Brasil: na Emei Nossa Senhora da Glória”, finalizou.

O prefeito Vinicius Camarinha não participou da solenidade por estarem São Paulo, em viagem oficial. Por telefone, o Vinicius destacou que o Banco de Leite Humano é um grande exemplo de amor à vida. “Parabéns à toda a equipe. Marília é referência nacional em estímulo à atividade de amamentar e à doação do leite. Por isso, autorizei novas salas de amamentação em berçários. Avida, com saúde,  precisa sempre da valorização”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho destacou que o BLH de Marília é um exemplo para todo o país enquanto que o secretário Luiz Takano lembrou que o banco vai continuar sendo prioridade da saúde municipal.

Marília está participando da Semana Mundial de aleitamento Materno, com o tema “Amamentação. Um ganho para toda a vida”. Nesta sexta feira foram entregues 19 mil laços dourados para alunos e educadores da rede municipal de ensino com objetivo de divulgar a proposta. Neste sábado, o Ônibus da Saúde estará no Terminal Rodoviário Urbano, das 7h30 às 17h00 para a conscientização. A semana da Amamentação será encerrada no dia 8 de agosto com o chá oferecido pelo Fundo Social de Solidariedade oferecido às doadoras.

Texto: Assessoria de Imprensa

Fotos: Wilson Ruiz

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-reinaugura-unidade-de-saude-de-padre-nobrega-e-entrega
Há 23 horas