24 JUL 2014
SAÚDE
Greve do complexo Famema: prefeitura recebe comissão de funcionários e diz que está tentando intermediar com o estado e direção

“O poder de decisão sobre o tema não é meu. No entanto, tenho condições de ajudar politicamente junto ao governador e a Famema e já estou em ação”. Esse foi o comentário do prefeito Vinicius Camarinha ao receber no gabinete nesta quarta feira pela manha representantes da Associação de Funcionários do Complexo Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília), do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde e da comissão de greve.

O movimento de paralisação ocorre há 17 dias e atinge cerca de 40% dos funcionários dos Hospitais de Clínicas, Materno Infantil e São Francisco, bem como do Instituto dos Olhos, Ambulatório Mário Covas e Hemocentro.

Os funcionários pedem 20% de melhoria salarial, entre reajuste e reposição, além da elevação do tíquete refeição de R$ 8 para R$ 18 e o aumento da licença maternidade de 120 para 180 dias. Outro pedido é a melhoria da estrutura de atendimento da população e mais funcionários para melhorar o atendimento.  “O complexo atende Marília e mais 61 municípios da região. É uma negociação entre Estado, diretoria da Famema e funcionários. É claro que temos todo o interesse em resolver a questão o mais rapidamente possível já que provoca desgastes entre as partes com reflexos sérios na população. Já estamos em contato há algum tempo sobre o tema com o governador, o diretor geral do complexo e funcionários. O governador Geraldo Alckmin já afirmou publicamente na inauguração do Centro de Reabilitação Lucy Montoro no mês passado que vai autorizar o reajuste. No momento, o governo do Estado está fazendo o cálculo do impacto financeiro e como liberar o recurso sem infração à legislação eleitoral, uma vez que estamos em época de eleição. “Farei o que estiver ao meu alcance para ajudar. Não é meu estilo aproveitar de um momento de dificuldade para aparecer politicamente. O diálogo entre as partes envolvidas é sempre o melhor caminho”, finalizou Vinicius.

O presidente do sindicato, Aristeu Carriel, agradeceu o prefeito por ter recebido a comissão de funcionários. “Vinicius tem credibilidade junto ao governo do estado e a direção da Famema para buscar intermediar a negociação visando o fim da greve. Embora o prefeito não tenha o poder da decisão final, a intermediação dele com o Estado e a Famema será fundamental para uma solução. Confiamos plenamente nele”, afirmou.

Fotos Ligia Ferreira