03 JUL 2014
Agentes comunitários passam por capacitação para auxílio no combate às drogas

A Secretaria Municipal da Saúde, através do Nepem (Núcleo de Educação Permanente), está concluindo a capacitação dos agentes comunitários. Essa será a última turma, envolvendo no total os 300 profissionais dessa área.

O curso engloba 60 horas de aulas, teóricas e práticas, sobre questões relativas ao tratamento e cuidados com dependência química, bem como orientações sobre os casos de saúde mental. “A dependência química é cada vez mais assustadora na sociedade. Por isso, os profissionais da saúde precisam estar devidamente preparados para a orientação à população. É uma forma de combater o envolvimento com álcool, cigarros e drogas ilícitas”, comentou o secretário da Saúde, Luiz Takano.

O encerramento da capacitação para os agentes comunitários será nesta quinta e sexta feira durante todo o dia no Nepem, na rua 24 de dezembro, nº 2885, na Vila São Miguel. Trata-se de uma parceria da Prefeitura com os governos Federal e do Estado.

“Tenho o maior respeito por essa importantíssima categoria profissional”. Esse foi o primeiro comentário do prefeito Vinicius Camarinha ao receber no gabinete na última quinta feira (26) uma comissão de Agentes Comunitários de Saúde.

Liderados pelo presidente do Sindicato regional da categoria, Irineu Gomes dos Santos, os agentes ouviram do prefeito que eles são muito importantes para a saúde pública do município. Atualmente, são 300 profissionais em ação no município de Marília. “Vinicius nos garantiu que continua em estudos a questão da insalubridade”, afirmou Irineu.

O prefeito aproveitou e apresentou as novas camisetas de identificação desses profissionais. “Cada agente vai receber três camisetas, fundamentais para a identificação quando das visitas às residências para o trabalho de saúde pública”, destacou Vinicius.

No início do segundo semestre, uma nova reunião será realizada com os representantes da categoria.

Foto Wilson Ruiz