27 MAI 2014
Vacinação de graça contra a gripe termina sexta feira

Com a expectativa de atingir a meta de 80% do público alvo de 64.500 pessoas, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou para a próxima sexta feira, dia 30, o encerramento da vacinação gratuita contra a gripe.

Estão sendo vacinadas crianças entre seis meses a cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da Saúde, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, presidiários e funcionários do sistema prisional além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais.

Segundo o secretário da Saúde, Luiz Takano, a grande novidade, é o aumento da faixa etária de crianças de até dois para cinco anos. “A estrutura para se cumprir a meta é excelente e estamos trabalhando nesse sentido. Nosso objetivo é melhorar o índice de cobertura vacinal para grávidas e crianças. É preciso que haja a conscientização da população alvo e seus responsáveis”, destacou Takano.

Os sintomas são o aparecimento de feridas nas bocas sem cicatrização por mais de uma semana, ulcerações superficiais e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. A pessoa portadora passa a ter dificuldades para falar, mastigar e engolir, além de um emagrecimento acentuado e dores.

O secretário Luiz Takano lembra que estão sendo submetidas ao teste preventivo ao câncer de boca as pessoas com mais de 40 anos com doenças crônicas e aquelas com mais de 60 anos.

Foto: Wilson Ruiz