22 MAI 2014
INAUGURAÇÕES
Prefeitura entrega prédio reformulado do Centro Escola

A Prefeitura vai inaugurar nesta quinta-feira, às 9h00, as reformulações no prédio do Centro Escola Municipal de Atendimento Educacional Especializado(CEMAEE), na Avenida Pedro de Toledo nº 788.

Inaugurado em setembro de 2013, o Centro Escola tem por finalidade oferecer atendimento especializado aos alunos da rede municipal de Educação com transtornos de aprendizagem, deficiência sensorial, física ou cognitiva; transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades.

Atualmente, 442 crianças estão em tratamento terapêutico, muitas em mais de um setor, recebendo total apoio educacional. A equipe é formada por psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, assistente social e terapeutas ocupacionais. Segundo a diretora, Lígia Tessari Prado, as adequações no prédio foram fundamentais para o aperfeiçoamento do atendimento. Os profissionais dão total apoio a 63 alunos com deficiência física, 49 com deficiência intelectual 43 com transtorno do espectro autista, 36 com múltiplas deficiências, 30 com Síndrome de Down, 28 com deficiência auditiva, 99 sob suspeita de algum tipo de problema, dentro da hipótese diagnóstica; 80 com adequação curricular, 7 com outros transtornos e 7 com deficiência visual.

No total, 362 crianças com algum tipo de deficiência estão matriculadas nas escolas da rede municipal, todas com acompanhamento pelo CEMAEE. No ensino regular, 80 alunos com defasagem de conteúdo de habilidade em relação ao previsto para a faixa etária escolar, estão tendo orientação curricular individualizada. “Diariamente, os profissionais do Centro visitam as escolas com objetivo de observar os alunos em sala de aula bem como orientar os professores sobre a melhor forma de se lidar com tais dificuldades. Constantemente, os educadores da rede são submetidos a cursos e palestras para o aperfeiçoamento profissional”, afirmou a secretária Fabiana Cruvinel.

Ela destacou também a ação do AEE (Atendimento Educacional Especializado). “São 13 salas multifuncionais instaladas estrategicamente no município para o atendimento de 120 alunos alvo da Educação Especial. Marília é uma cidade modelo nessa infraestrutura e agora, o prefeito Vinicius autorizou a contratação de 156 profissionais treinados para oferecer retaguarda a 310 crianças com necessidades especiais nas escolas. As professoras terão ajuda para as atividades dentro e fora das salas de aula, como também em questões fundamentais como alimentação, higiene e locomoção”, disse Fabiana.

Além disso, destacou a secretária, há parcerias com outras secretarias. “Com a da Assistência Social para disponibilização do vale transporte para alunos carentes que necessitem de atendimento. Já com a da Saúde, para a realização do mutirão oftalmológico, começando-se pelos alunos das escolas municipais com o objetivo da verificação da saúde visual”.

Fotos Wilson Ruiz