21 MAI 2014
Prefeitura prepara formalização do Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil

Sob comando do vice prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, foi realizada nesta terça feira no auditório da Prefeitura Municipal, a primeira reunião visando a formalização do Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil. Segundo Sérgio, delegado de Marília nas conferências estadual e nacional sobre o tema, trata-se de uma proposta atualizada de acordo com as novas regras sobre o tema vigentes no Brasil, dentro das necessidades de cada município e tenho certeza de que Marília vai se adaptar também com o envolvimento mais amplo de voluntários. “É preciso organizar a infraestrutura e treinar seus voluntários para que, na possibilidade de uma emergência, a ação seja imediata e efetiva”, destacou.

O Major da Polícia Militar, Flávio Godoy, coordenador regional da Defesa Civil, lembrou que antes de mais nada, é fundamental que se conheça as características funcionais. Aí se enquadram o conhecimento permanente das ameaças e riscos do município; atuação preventiva em todas as etapas do Ciclo de Gestão em Proteção e Defesa Civil; preparação para o enfrentamento dos desastres; gestão aproximada com as instituições públicas e municípios vizinhos; interação permanente com a comunidade; educação para convivência com o risco e visibilidade institucional.

Depois é preciso separar os seguimentos e treinar os envolvidos. “É essencial que existam as áreas administrativa, de minimização de desastres, prevenção das ocorrências e preparação para a situação de emergências. Em seguida, é preciso que se defina a função dos voluntários e treina-los para que, em caso de necessidade, possam atuar de forma efetiva”, explicou o Major Flávio.

O secretário da Administração, Marco Antonio Alves Miguel, também Coronel da Reserva da Polícia Militar, destacou que agora é importante destacar o interesse para a participação voluntária no Conselho. “Existem setores fortes para uma ação efetiva. Mas é preciso falar a mesma linguagem, depois de um treinamento efetivo para a prática. O espaço está aberto para quem quiser participar. Marília precisa apresentar uma Defesa Civil preparada para agir de forma dinâmica em caso de necessidade”, destacou o secretário.

A próxima reunião deverá acontecer na segunda quinzena de julho e vai definir a composição do  Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil visando em seguida,  ser encaminhado o Projeto de Lei à Câmara Municipal para a sua instalação final.

O coordenador municipal da Defesa Civil, José Roberto Pereira Silva gostou muito do encontro. “Com essa nova proposta, e com o interesse de muitas pessoas, a retaguarda será forte e preparada para a ação em caso de necessidade”, afirmou.

Da reunião desta terça feira, participaram representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Meio Ambiente, Saúde, Emdurb, área Jurídica e imprensa.

Foto Wilson Ruiz

Noticia prefeito-de-marilia-daniel-alonso-discursa-em-nome-da-frente-nacional-de-prefeitos
Há 2 dias
Prefeito de Marília Daniel Alonso discursa em nome da Frente Nacional de Prefeitos durante a missão internacional no Fórum de Integração Brasil-Europa em Lisboa