19 MAI 2014
Prefeitura lança projeto “Saúde em Renovação” na Zona Sul

“Na Saúde, a prevenção sempre é o melhor remédio”. Assim o prefeito Vinicius iniciou seu pronunciamento à população presente no lançamento do projeto “Saúde em Renovação” na manhã de sábado na zona sul de Marília. O evento aconteceu na Avenida Tomé de Souza, entre as ruas Domingos Jorge Velho e Pedro Charuto.

Com várias medidas preventivas e orientações de Saúde Pública, Vinicius destacou o empenho dos profissionais das Unidades  dos bairros Tóffoli,  Real, Parque dos Ipês e Planalto. “Sob coordenação da Secretaria da Saúde e do Nasf (Núcleo de Apoio á Saúde da Família) começamos a atividade pela zona sul e vamos estende-la por outras regiões e distritos. Os profissionais são altamente competentes para o sucesso da ação”, destacou o prefeito.

Ele confirmou também a construção das Unidades de Saúde do Parque dos Ipês e Toffoli (cada uma orçada em R$ 600 mil), bem como a reforma dos prédios das unidades da Vila Real e Planalto. “Estamos investindo quase 30 por cento do orçamento em Saúde, muito acima do exigido pela lei”, afirmou Vinicius. No momento, são 20 obras na área da saúde.

Ele anunciou a compra de 300 aparelhos medidores de pressão e Estetoscópios para a melhoria da precisão na avaliação clínica.

O secretário da Saúde, Luiz Takano, estava plenamente satisfeito com o resultado do evento e agradeceu a parceria da Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília), Unimar, Maternidade Gota de Leite, Sest/Senat e SENAC, bem como os funcionários da rede municipal. “Todos se empenharam e o evento foi um sucesso. Agora, vamos planejar os próximos e buscar sempre melhorias”, afirmou.

Diversas atividades foram desenvolvidas como aferição de pressão, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS, controle da obesidade, combate à dengue, importância do aleitamento materno, Programa de Saúde Mental, prevenção aos acidentes domésticos e a importância das atividades físicas.

Estiveram presentes o vice prefeito Sérgio Lopes Sobrinho, Hugo Claro, Chefe de Gabinete, bem como o secretário de Assistência Social, Hélio Benetti.

Da Câmara Municipal, acompanharam o lançamento do projeto os vereadores José Bassiga e Marcos Rezende. Bassiga agradeceu o prefeito Vinicius por ter escolhido a zona sul para o início das atividades.

Já o presidente do Cônsul (Conselho de Associações de Moradores da zona sul), Amauri Gonzaga, lembrou que essas orientações serão muito importantes no cotidiano da saúde da população.

Fotos Wilson Ruiz