19 MAI 2014
SAÚDE
Depois do sucesso do mutirão de Ortopedia, Prefeitura prepara o lançamento do de Oftalmologia

“Na saúde, a população precisa ser atendida rapidamente. Daí a importância dos mutirões”. Assim o prefeito Vinicius Camarinha analisou os números do mutirão de ortopedia iniciado em dezembro passado e que está sendo concluído. “São números excelentes. Milhares de pessoas aguardavam consultas, exames e encaminhamentos, como cirurgias e fisioterapia, e em cerca de cinco meses zeramos o atendimento. Eu acompanhei pessoalmente o trabalho na Santa Casa e Hospital Universitário e constatei que a população vinha reclamando com razão. Muitas pessoas estavam na fila há anos aguardando pelo atendimento. Isso não vai acontecer mais”, destacou Vinicius.

No total, foram 3.180 consultas, sendo 1.622 na Santa Casa e 1.558 no Hospital Universitário. Na Santa Casa houve também a realização de 685 exames de Raio X, 119 Ressonâncias Magnéticas e 80 Ultrasonografias. Já no hospital Universitário também houve o registro de 901 exames de Raio X, 140 Ultrassonografias, 96

Ressonâncias, 57  Eletroneuromiografias, 45 Tomografias Computadorizadas e 3 Densitometrias Ósseas, com 144 indicações cirúrgicas.

Agora a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Saúde, prepara o mutirão de oftalmologia. “Muitas pessoas, principalmente criança e idosos, estão na fila há cerca de cinco anos. Os idosos tem problemas como de catarata enquanto as crianças apresentam até dificuldade na escola em razão do problema de visão. Haverá inclusive uma parceria das secretarias da Educação e Saúde nesse mutirão. Estamos estruturando o mutirão oftalmológico e pretendemos lança-lo ainda neste semestre”, comentou o secretário da Saúde, Luiz Takano.

O prefeito destacou também o mutirão de prevenção ao câncer de mama, dentro do projeto “Mulheres de Peito”, em parceria com o Governo do Estado, em andamento ao lado da Galeria Athenas. “É mais uma ação provando que na Saúde, as pessoas precisam ser atendidas rapidamente. Não dá para esperar”, alertou Vinicius Camarinha.

Foto: Ligia Ferreira