19 MAI 2014
Mutirão de Mamografia tem grande procura. Mulheres elogiam programa

O Mutirão de Mamografia que começou nesta semana em Marília vem recebendo uma grande adesão de mulheres da cidade e também da região. O programa é uma parceria entre a Prefeitura (por meio da Secretaria Municipal da Saúde) e o Governo do Estado. Por dia, são atendidas 50 mulheres (mediante agendamento) com exames totalmente gratuitos. Trata-se de uma carreta-móvel que está instalada na rua 9 de Julho (em frente ao Terminal Urbano), com previsão de permanecer na cidade por cerca de 30 dias, atendendo também toda a região.

Quem já faz o exame elogia esse projeto que foi uma conquista do prefeito Vinicius Camarinha junto ao Governo do Estado. “Achei muito bom. Fomos muito bem atendidas. É a coisa mais maravilhosa do mundo”, afirma a recepcionista, Vera Lúcia Gonçalves. Ela esteve na carreta, fez o agendamento e o exame; tudo até às 11h do mesmo dia.

A dona de casa Leonilda Palomo Matheus, que tem histórico de câncer (inclusive de mama) na família, foi incentivada pela filha a fazer o exame durante o mutirão. Ela aguardava há quatro anos por essa oportunidade e, graças à carreta, no mesmo dia recebeu o atendimento da equipe profissional.

Acompanhado do secretário da Saúde, Luiz Takano, o prefeito Vinicius Camarinha esteve na carreta-móvel conversando com as mulheres que aguardavam a realização dos exames e também com a equipe técnica que realiza a tarefa. Vinicius destacou a importância da realização dos mutirões, um trabalho inédito e que visa justamente eliminar as filas de vários anos que existiam nas unidades de saúde.

Desde que assumiu, uma das prioridades de Vinicius foi dar atenção à Saúde, por meio da contratação de mais médicos, reforço no estoque de remédios, recuperação da frota, reformas, ampliações e construção de novas unidades, bem como a realização dos mutirões. O primeiro foi o de ortopedia (atendendo cerca de 5 mil pessoas); agora o de mamografia (previsão de 1.500 atendimentos) e em breve de Oftalmologia, beneficiando mais de 10 mil pessoas.

Nós estamos trabalhando para colocar a casa em ordem, resolver os principais problemas da cidade e em especial a carreta da mamografia foi uma grande conquista e nesta oportunidade gostaria de agradecer mais uma vez ao governador Alckmin pela parceria”, afirmou o prefeito Vinicius Camarinha. O próprio Governador esteve durante a semana em Marília para participar da solenidade que marcou o início do mutirão e também entregou ambulâncias e ônibus escolares para Marília e municípios da região.

O secretário da Saúde, Luiz Takano, enfatizou a importância da realização desse mutirão, que visa acabar com as filas e garantir um atendimento mais rápido, bem como da adesão das mulheres, já que com a prevenção e tratamento precoce o índice de cura do câncer de mama está acima dos 95%. A Secretaria Municipal da Saúde vem dando todo suporte necessário para o trabalho do mutirão.

A encarregada da carreta da Mamografia, Aline Lins de Menezes, elogiou a divulgação que está sendo realizada tanto que nesses primeiros dias a procura tem sido grande. As mulheres poderão fazer o atendimento de segunda à sexta, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h. Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade não é necessário pedido médico de mamografia para a realização do exame durante o mutirão (basta ter um documento pessoal e o cartão do SUS).

Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico que poderá ser emitido tanto pela rede pública como também particular. A carreta também é equipada com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, computadores e uma equipe multidisciplinar.

ATENDIMENTO:

* Atendimento de segunda a sexta, das 9 às 13h

* Sábados, das 9 às 13h

* Local: rua 9 de Julho (em frente ao Terminal Urbano)

* Retirar senhas no local (diariamente, às 9h)

* 50 Pacientes/dia

* Exames totalmente gratuitos

* Mulheres acima de 50 anos não é necessário pedido

* mulheres com menos de 50 anos – pedido de exame (SUS/particular)

Fotos: Wilson Ruiz