16 MAI 2014
Prefeitura lança o programa “Saúde em Renovação” na zona Sul

A Prefeitura de Marília – por meio da Secretaria Municipal da Saúde – promove no próximo sábado (17), na Avenida Tomé de Souza – entre as ruas Domingos Jorge Velho e Pedro Charuto, na zona Sul da cidade – o lançamento do programa “Saúde em Renovação”. Aberto à população, o evento será realizado das 9 às 13 horas, e vai oferecer orientações e ações de prevenção e promoção da saúde para toda a comunidade da região.

Profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) do Tóffoli, Vila Real, Parque dos Ipês e da Unidade Básica do Planalto vão participar do programa.

Entre as atividades previstas estão:

– prevenção em saúde bucal;

– orientações sobre o Banco de Leite Humano;

– Avaliação nutricional promovida pelo Centro de Atendimento a Obesidade Infantil (CAOIN);

– orientações de combate ao mosquito da Dengue, com a apresentação de amostras do mosquito (pelo Setor de Divisão de Zoonoses);

– ônibus da Saúde: com a campanha de vacinação contra a Gripe e de atividades de medição de glicemia e pressão arterial;

– estande com o grupo Anjos da Guarda para a orientação sobre casos de emergência;

– orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS, com a distribuição gratuita de preservativos;

– apresentações de ginástica laboral e alongamento;

– orientações sobre o programa de saúde mental na luta antimanicomial.

“O melhor remédio é a prevenção. Por isso, decidimos criar este programa. O prefeito Vinicius não tem medido esforços para oferecer alternativas que melhorem o atendimento da população, especialmente nas regiões mais carentes do município”, comenta Luiz Takano, secretário municipal da saúde.

Além das atividades destinadas à prevenção da saúde, a comunidade vai contar com estande de artesanatos, áreas de recreação para as crianças – com brinquedos infláveis e sorteio de brindes.

No total, cerca de R$ 1,3 milhão serão investidos nas obras. “Na nossa administração, a saúde é prioridade. No ano passado, já aplicamos 25,36% do orçamento em saúde pública. Volto a reiterar que não faremos economia para investir nesta área e propiciar mais qualidade de vida para a nossa população”, afirma o prefeito Vinicius Camarinha.

Além dos investimentos nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal vai realizar a entrega, no total, de 300 aparelhos de aferição da pressão arterial e estetoscópios.  “São equipamentos utilizados diariamente nas nossas unidades de saúde. E que vão ajudar bastante no atendimento dos pacientes. Isto demonstra mais uma vez a atenção do prefeito Vinicius com a saúde pública”, ressalta Luiz Takano.

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Wilson Ruiz