08 MAI 2014
SAÚDE
Prevenção ao câncer de mama: Carreta do projeto “Mulheres de Peito” já está em Marília

O prefeito Vinicius Camarinha solicitou e o governador Geraldo Alckmin atendeu. Nos próximos dias, estará operando em Marília, na área ao lado do Terminal Rodoviário Urbano, a carreta móvel do programa “Mulheres de Peito”. O objetivo é a realização de mamografias em mulheres, via SUS, na prevenção ao câncer de mama. “O veículo já se encontra na cidade e agora as secretarias estaduais e municipais de Saúde estão cuidando da ação técnica. A carreta está equipada com mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor digital de imagens analógicas, impressoras, antenas via satélite, computadores, mobiliários e sanitários”, destacou o secretário Luiz Takano.

O Governo do Estado investiu R$ 14 milhões nos veículos, possibilitando a realização de 60 mil exames a mais por ano em todo o Estado. “Agora chegou a vez de Marília”, comentou o governador em entrevista enviada às emissoras de rádio da cidade pela assessoria de imprensa do governo do Estado.

O projeto prevê que mulheres com mais de 50 anos façam o exame sem pedido médico. Com menos de 50, haverá o atendimento, mas com indicação médica, inclusive da rede particular. O resultado sai 48 horas após a realização da mamografia. Se houver suspeita de tumor nos seios, imediatamente será feita a ultrassonografia. Em caso de necessidade, também serão realizados exames como biopsia. Constatado o câncer, a mulher será encaminhada para tratamento especializado.

Segundo o prefeito Vinicius Camarinha o governador Alckmin atendeu prontamente o pedido para a vinda dessa estrutura à Marília. Diariamente, haverá possibilidade de realização de 50 exames. A carreta deverá permanecer em Marília por 30 dias, atendendo-se a demanda do município e da região. O local escolhido foi ao lado do Terminal Rodoviário Urbano em razão da facilidade de acesso.

Segundo o secretário Takano, o câncer de mama tem cura, se for detectado em estágio inicial. Apesar disso, é a principal causa da morte de mulheres no Brasil.

Ele destaca que o atendimento será de segunda a sexta feira, das 9h00 às 20h00 e aos sábados das 9h00 às 13h00. O atendimento ocorrerá de acordo com a distribuição de senhas.

Foto Wilson Ruiz