28 ABR 2014
Gripe: Saúde faz lançamento da campanha em Marília

A Secretaria Municipal da Saúde realizou neste sábado (26) o lançamento oficial da 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) e também de prevenção da saúde bucal que serão realizadas até o dia 9 de maio.

A solenidade foi realizada na Unidade Básica de Saúde do JK, com a participação do vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho (representando o prefeito Vinicius Camarinha), do presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi, bem como de lideranças da comunidade da região. O aposentado Antonio Barbosa, de  74 anos (há 45 mora no JK) representou a comunidade, recebendo a dose da vacina H1 N1.

Em Marília, a campanha prevê a imunização de 64.426 pessoas (cerca de 30% da população), entre idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, profissionais de saúde, bem como gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto.

Durante o evento, a Secretaria da Saúde entregou kits de atividades físicas e também de artesanato aos grupos “De Bem com a Vida” (UBS São Judas) e também “Sol da Manhã” (UBS JK).

PRIORIDADE – O vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho destacou que a saúde é uma das prioridades da administração do prefeito Vinicius Camarinha com objetivo de valorizar toda a comunidade mariliense.

INTERAÇÃO – Em nome da Câmara Municipal, o presidente Luiz Eduardo Nardi assinalou que as campanhas de prevenção, que são realizadas durante o ano pela Secretaria Municipal da Saúde, refletem a interação entre a Prefeitura e a comunidade. “São políticas de saúde articuladas com a comunidade para ter em Marília bons programas e atenção à saúde em todas as idades”, afirmou Nardi.

PREVENÇÃO – O secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, citou que, além dos idosos, existem dois grupos importantes que devem ser vacinados: as crianças (graças a imunização foi possível reduzir em 30% o número de casos de infecção de ouvidos – decorrentes de infecções provocadas pela gripe), bem como às gestantes e pós parto (até 45 dias) porque, além de imunizar a mãe, também transfere anticorpos para os bebês, tornando-os mais resistentes à doença.

Foto: Wilson Ruiz