25 ABR 2014
Começam a vacinação contra a gripe e a campanha de prevenção ao câncer de boca

A vacinação contra a gripe em Marília, fazendo parte da campanha nacional, foi iniciada oficialmente dia 24, quinta-feira. A meta é a vacinação de 64.500 pessoas contra o vírus Influenza.

No sábado, dia 26, será realizado o dia “D” de mobilização, entre 8h00 e 17h00, com todas as unidades de Saúde funcionando, além de postos externos como nos supermercados Tauste (norte e Sul) e Walmart.

Devem ser vacinadas crianças entre seis meses a cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, além dos trabalhadores da área da Saúde, gestantes puérperas até 45 dias após o parto, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com condições clínicas especiais também devem ser vacinadas.

Segundo o secretário da Saúde, Luiz Takano, a grande novidade, é o aumento da faixa etária de crianças de até dois para cinco anos. A vacinação é contra indicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A vacina é produzida com vírus mortos pelo Instituto Butantã de São Paulo e Pasteur de Paris, o que impossibilita a transmissão da gripe.

Foto Wilson Ruiz