16 ABR 2014
Prefeitura destaca importância do projeto Jovem Crack do HEM

O vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho e o secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, participaram nesta terça-feira da apresentação da nova ala do Hospital Espírita de Marília para o projeto Jovem Crack, que assiste a 20 jovens usuários de drogas, visando não somente restaurar a saúde como também formar cidadãos. A Prefeitura também é parceira desse atendimento, oferecendo apoio da rede básica de saúde, inclusive apoio às famílias. “É um trabalho feito em rede para promover saúde e o melhor conforto ao paciente”, conforme enfatizou o administrador do HEM, Bruno Armentano.

A solenidade contou com a participação de diversas lideranças, como o promotor Jurandir Afonso Ferreira; reitor do Univem, Luiz Carlos Macedo Soares; a superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana; bem como o vereador José Bássiga e o assessor parlamentar Nelson Mora (representando Marcos Rezende); corpo clínico (liderado pelo médico Luciano Ricardo Munari), funcionários e diretoria do Hospital.

Implantado há cerca de três anos e meio, o projeto Jovem Crack do Hospital Espírita de Marília é pioneiro no Brasil nesse tipo de atendimento. Para atender melhor aos pacientes, foi criada uma ala própria com sala de aula, terapia ocupacional, refeitório, salão para jogos e sala de TV, ainda o projeto contempla quadra esportiva, passeio terapêutico e horta.

A próxima etapa prevê a criação de um aplicativo, desenvolvido em parceria com o Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos, que vai ajudar o jovem a restaurar sua saúde, testando o seu poder de decisão por meio de jogos no celular. O projeto também é inédito no Brasil.

O vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho –representou o prefeito Vinicius Camarinha que está em viagem oficial – lembrou que a administração municipal não tem medido esforços no sentido de dar apoio às entidades que atendem às camadas mais vulneráveis da sociedade. E procurou enaltecer o trabalho desenvolvido pelo HEM no acolhimento desses jovens de 14 a 17 anos que são vítimas de um problema nacional.

O secretário da Saúde, Luiz Takano, destacou que se trata de um projeto grandioso, com uma equipe treinada. “É de uma importância social para o município que não dá para dimensionar”, afirmou o secretário.

O administrador do HEM, Bruno Armentano, explicou que com uma ala nova, com espaço maior e diferenciado, é possível oferecer ao paciente melhores condições para que se recupere e volte à sociedade.