16 ABR 2014
SAÚDE
Vacinação contra o HPV entra na segunda etapa para adolescentes entre 11 e 13 anos

A Secretaria Municipal da Saúde divulgou o balanço da primeira etapa da vacinação contra o vírus HPVem Marília. No primeiro mês, foram vacinadas 3.852 adolescentes entre 11 e 13 anos, correspondendo a 78% da meta de aplicação de cinco mil doses.

Por idade, foram vacinadas 1.208 meninas com 11 anos. 1.267 com 12 e 1.377 com 13 anos. “A meta nesta primeira fase foi atingida. Agora, a aplicação estará disponível nas Unidades de Saúde. Agradeço muito as escolas públicas e particulares pela orientação sobre a importância da prevenção ao câncer de colo de útero como também aos meios de comunicação pela excelente divulgação”, destacou o secretário da Saúde, Luiz Takano.

O cronograma de vacinação é composto por três doses, sendo que a segunda é aplicada seis meses depois da primeira e, a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, começará a vacinação de meninas de9 a11 anos e, em 2016, começam de meninas que completam 9 anos. “A vacinação faz parte de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para prevenir o HPV e o câncer do colo do útero. Ela não substitui a realização do exame Papanicolau nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo a cada três anos após dois exames anuais consecutivos negativos. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil óbitos em decorrência da doença apenas neste ano”, finalizou Takano.

Foto: Wilson Ruiz