02 ABR 2014
Começa a qualificação de profissionais da saúde pública

Marília passou a fazer parte do projeto de Gestão da Clínica no SUS(Sistema Único de Saúde). Trata-se de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo; Prefeitura Municipal, Direção Regional de Saúde, Famema (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília) e Unimar(Universidade de Marília) bem como prefeituras da região.

O principal objetivo é capacitar gestores e profissionais de saúde com atuação na área pública. “Após essa capacitação, eles deverão estar aptos a criar um núcleo de pesquisa de gestão em saúde, aprimorar a assistência e o cuidado em saúde, além do investimento no desenvolvimento de tecnologias para racionalização de custos, redução de danos dentro da área de saúde pública”, destacou Ana Clara Lopes Costa, gestora de aprendizado do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

Ela lembra que serão três áreas: “Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde”, “Regulação em Saúde no SUS” e “Educação na Saúde para Preceptores do SUS”.

O prefeito Vinicius Camarinha lembrou que

Marília está entre as 40 regiões do país beneficiadas com essa qualificação de saúde pública. No Estado de São Paulo, apenas Campinas e Sorocaba também foram escolhidas pelo Ministério da Saúde. “Temos 150 profissionais  participando dessa qualificação que vai se refletir no atendimento à população. Estive no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo e fui prontamente atendido pelo médico Roberto de Queiroz Padilha, ex-diretor da Famema e hoje Superintendente de Ensino do Sírio. Esse curso tem um custo de R$ 3 mil por participante e nós conseguimos a qualificação para os profissionais de Marília gratuitamente. O resultado será obtido futuramente com a melhoria da saúde pública, desde o atendimento até a estrutura geral” comentou o prefeito.

Para a superintendente do Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva, essa parceria com o Sírio- Libanês será muito importante para a Unimar dentro do seu planejamento em educação, qualificação e extensão dentro da saúde pública. “Quero parabenizar o prefeito Vinicius Camarinha que teve a iniciativa de buscar essa qualificação para Marília tendo como meta o investimento no SUS. O Hospital Universitário e a Unimar acreditam no Sistema Único de Saúde e exatamente por isso está concluindo uma ala com mais de 200 leitos para essa finalidade. Estamos à disposição da prefeitura de Marília e da região”, destacou Márcia.

Já o diretor regional de Saúde, Luiz Carlos de Paula e Silva, destaca que o curso será fundamental para transformar a prática dos profissionais nas atividades diárias no trabalho. “Temos alguns indicadores que precisam ser melhorados, principalmente a questão da mortalidade infantil. O objetivo é a transformação da prática desses profissionais. O importante é a saúde da nossa região e o curso visa a melhoria da política regional”, afirmou.

Na abertura do evento, na Unimar, os participantes da solenidade acompanharam  uma vídeo conferência direto do gabinete do Ministro da Saúde em Brasília. Arthur Chioro destacou a importância da qualificação dos trabalhadores da saúde enquanto Roberto de Queiroz Padilha afirmou que o fortalecimento da saúde pública nas regiões, inclusive a de Marília, é muito importante para a diretriz do Sistema Único de Saúde. Da vídeo conferência participou também a médica Marilda Siriani de Oliveira que atuou durante vários anos na saúde pública de Marília. Hoje integrando também o Instituto de Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, direto de São Paulo, ela fez uma saudação aos profissionais que estão iniciando o curso.

Fizeram parte da mesa principal na solenidade de abertura o prefeito de Marília, Vinicius Camarinha; Sérgio Lopes sobrinho, vice prefeito; Ana Clara Lopes Costa, gestora do Instituto Sírio-Libanês; Luiz Takano, secretário municipal da Saúde; Luiz Carlos de Paula e Silva, diretor regional de Saúde; Milton Tedde, provedor da Santa Casa de Marília; Márcia Mesquita Serva, Superintendente da Associação Beneficiente Hospital Universitário; José Alcides Faneco, prefeito de Garça e Marcelo Tavella Navega, vice diretor da Unesp de Marília.

O curso terá duração de um ano. Serão atividades presenciais mensais, com acompanhamento por vídeo conferência, além do trabalho aplicativo nas unidades de saúde bem como de estudos e pesquisas fora do horário profissional. Nesta sexta-feira, dia 3, haverá a sequência das atividades também na Unimar.

Assessoria de imprensa

Fotos Wilson Ruiz