17 MAR 2014
Emef “Nicácia Garcia Gil”: Pais e alunos elogiam escola em tempo integral

“Eu gosto de tudo que tem aqui na escola”, disse a aluna Regina Aparecida Ferreira, de 10 anos. A colega de Regina, Milena Gabriela Correia Fonseca (também de 10 anos) concorda e acrescenta: “eu gosto da escola. Tudo é legal e a alimentação é muito gostosa”, enfatizou também a aluna de 10 anos.

A escola entrou para a história do ensino municipal de Marília como a primeira EMEF em período integral da rede municipal. Com 250 alunos, entre 6 e 11 anos, de 1ª a 5ª séries, os estudantes têm atividades educativas, recreativas e esportivas entre 7h30 e 16h30. Com o período integral, as refeições dos alunos ocorrem às 7h00 (café da manhã), 9h00 (lanche), 11h30 (almoço) e 16h00 (lanche).

Segundo a diretora, Rita de Cássia Borguetti Pelozo, pela manhã, os alunos acompanham as aulas de Língua Portuguesa, Matemática e demais áreas de conhecimento, como História, Ciências e Geografia. No período da tarde, são desenvolvidas atividades de informática, inglês, qualidade de vida, esportes, danças, teatro, jogos matemáticos, cinema e reforço escolar. “Agradecemos muito aos pais e a Prefeitura pela confiança no nosso projeto educacional”, afirmou Rita de Cássia.

Iniciativa aprovada

Os pais também aprovaram a mudança que vai contribuir em muito na qualidade de ensino dos filhos. “O projeto do período integral é muito bom para a minha família por causa do horário e do ensino oferecido na escola, além das atividades extras que são dadas. Sem falar na alimentação, que é muito boa e servida nos horários adequados para a criança. Traz uma segurança e um conforto muito grande para todos nós”, ressaltou Simone Valéria da Silva, mãe da aluna Bruna Mikaely, de 9 anos.

“Para mim, que trabalho, esta iniciativa é muito importante. Aqui a criança não fica ociosa e não vai para a rua em busca de coisas erradas. Eu me sinto totalmente despreocupada. Creio que foi a melhor coisa que o prefeito fez para a educação”, destacou Mara Andrea Álvares, mãe do aluno João Gabriel (8 anos).

Novos investimentos

O prefeito Vinicius Camarinha informou, nesta semana – durante o almoço com os alunos da escola, que a meta é transformar, por ano, uma EMEF em período integral.

“É um investimento muito importante para a cidade. Precisamos manter os alunos na escola o maior tempo possível. Assim, eles terão um melhor aproveitamento escolar, além de atividades para a cidadania, evitando-se o descaminho, como o envolvimento com a dependência química. Isso proporciona aos pais a possibilidade de trabalharem, com a segurança do excelente encaminhamento dos filhos. O orçamento doméstico maior vai proporcionar uma melhoria da condição social”, enfatizou o prefeito Vinicius.

A secretária da Educação, Fabiana Cruvinel, destacou também o apoio da comunidade à proposta. “A Emef Nicácia é um grande exemplo de modelo educacional para o nosso município”, comentou.

Fotos: Ligia Ferreira / Wilson Ruiz