14 MAR 2014
SAÚDE
Secretaria da Saúde promove curso de capacitação para os agentes do projeto “Caminhos do Cuidado”

A Prefeitura de Marília – através da Secretaria Municipal da Saúde – realizou na manhã de quinta-feira (13/03), no Nepem (Núcleo de Educação Permanente), a abertura de mais um curso de capacitação profissional para os agentes comunitários de saúde do projeto “Caminhos do Cuidado”. O prefeito Vinicius Camarinha e o secretário municipal de saúde, Luiz Takano, prestigiaram a aula inaugural do novo curso.

No total, cerca de 280 agentes terão 60 horas de aulas – teóricas e práticas – sobre questões relativas ao tratamento e cuidados com a dependência química e receberão orientações para os casos de saúde mental. Os alunos ganham todos os materiais de aprendizado (mochilas, camisetas, livros e canetas), além de alimentação durante as aulas teóricas. Esta nova turma do Nepem  que começou as atividades de capacitação, conta com 35 profissionais da área de saúde.

“A dependência química é cada vez mais preocupante para a sociedade atual. Por isso, a qualificação dos nossos profissionais da saúde é muito importante e vai colaborar bastante no tratamento dos dependentes e no apoio dos seus familiares. É, sem dúvida, um trabalho social de enorme relevância para a cidade”, ressaltou o prefeito.

“Com esta qualificação, teremos profissionais altamente capacitados para trabalhar no combate ao uso de drogas, como o crack, o álcool, entre outras drogas. Poderemos desenvolver também ações nas áreas de psiquiatria e saúde mental, além da busca pela reintegração social destes dependentes químicos”, comentou Luiz Takano.

“Este curso é muito válido porque, hoje, é raro não termos uma família com problemas de dependência. Ele vai nos ajudar bastante a lidar com estas situações”, disse Alcir Augusto, agente de saúde da USF do Jardim Marília.

“O curso vai nos disponibilizar muitas orientações sobre temas como drogas, saúde mental e em ações de suporte junto aos familiares. É extremamente válido para todos nós”, afirmou Denise Alves da Silva, agente comunitária da USF Parque dos Ipês.

O curso de capacitação é uma parceria do município com o Ministério da Saúde, Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Hospitalar Conceição(GHC), Escola Técnica do SUS da Secretaria de Estado da Saúde para o desenvolvimento das atividades.

Fotos Wilson Ruiz