10 MAR 2014
Secretaria da Saúde promove atividades no dia da mulher

A Secretaria Municipal da Saúde estará envolvida também nas atividades comemorativas ao “Dia Internacional da Mulher”, neste dia 8 de março.

Durante todo este sábado, a Unidade de Saúde da Família do Jardim Marília estará desenvolvendo várias atividades preventivas. “O objetivo é colocar em evidência a importância da prevenção na saúde da mulher e ao mesmo tempo integrar a unidade com a comunidade”, destacou o secretário Luiz Takano, que por sinal, é médico ginecologista.

Das 9h00 às 17h00, haverá coleta de material para o exame Papanicolau, preventivo ao câncer de colo de útero; teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, profilaxia dentária, prática corporal e orientação psicológica bem como de fisioterapia.

A Unidade de Saúde do Jardim Marília, está localizada na rua Jesuíta nº 40. “Esperamos o envolvido da população”, destacou Takano. Segundo ele, a meta é todo mês realizar atividades preventivas à saúde da comunidade em cada bairro.

O secretário lembra também o início da campanha de vacinação contra o HPV na próxima segunda-feira, em toda a rede.  “A vacinação está incluída no calendário oficial e o público alvo serão as meninas entre 11 e 13 anos idade”, explicou.

O esquema completo da vacinação prevê a aplicação de três doses, independentemente do início ou não da vida sexual das adolescentes. A segunda tem de ser aplicada seis meses após a aplicação da primeira, enquanto a terceira dose cinco anos após a segunda aplicação.

Foto Wilson Ruiz