07 MAR 2014
Marília terá a primeira sala de amamentação do País

Marília é a primeira cidade do País que vai contar com uma sala de amamentação em berçário municipal. A iniciativa, inédita no Brasil, será implantada na EMEI Nossa Senhora da Glória e vai ser inaugurada na segunda quinzena de abril.

“A nossa administração sempre se preocupa com a qualidade de vida da população, desde o primeiro ano de vida até a melhor idade. Esta sala de amamentação, inédita na rede pública municipal, mostra que procuramos atender os recém-nascidos da melhor maneira possível na nossa cidade”, ressalta o prefeito Vinicius Camarinha

A EMEI Nossa Senhora da Glória, localizada no jardim Monte Castelo – na zona Sul da cidade, atende cerca de 120 crianças, de0 a 24 meses de idade, e possui 37 servidores municipais que atuam na rede pública de ensino.

Amamenta Brasil

Funcionários das EMEIS Favo de Mel, Curumim, Saci Pererê, Mãe Cristina e Irmão Maurício participam entre os dias 5 e 6 de março, do curso de Capacitação Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Este programa é uma parceria da Prefeitura de Marília – através das Secretarias Municipais de Saúde e da Educação; com o Curso de Fonoaudiologia da UNESP e o Ministério da Saúde.

O projeto Amamenta e Alimenta Brasil está relacionado à redução da morbimortalidade infantil e também a melhora da prevalência do aleitamento materno e dos indicadores de alimentação e nutrição em crianças de 0 a 24 meses de idade.

“O nosso objetivo é que todas as crianças consigam ter uma alimentação saudável, e isto acontece desde o primeiro momento em que é introduzido os alimentos complementares, após o leite materno. É fundamental que pais, cuidadores e todas as equipes que atendem crianças saibam da importância de uma nutrição adequada”, afirma Sandra Domingues, supervisora do Banco Leite Humano – vinculado ao Ministério da Saúde.

Entre as principais ações do programa está a contribuição para a formação de hábitos saudáveis desde criança, incentivando o consumo de frutas, verduras e legumes diariamente, melhorando o perfil nutricional das crianças com a diminuição de deficiências nutricionais – de baixo e de excesso de peso, diminuição de consumo de alimentos não saudáveis e não recomendados antes dos dois anos de idade.

Para a diretora da EMEI Favo de Mel, Lígia Beatriz Ribeiro Manso, este projeto é essencial e evita que a criança desenvolva algumas doenças nos primeiros meses de vida. “As nossas crianças são atendidas a partir dos quatro meses de idade. Esta capacitação melhora o atendimento da EMEI e ajuda a preservar a imunidade das crianças, especialmente com um aleitamento materno correto e uma alimentação saudável. Por isso, é muito importante esta parceria promovida pela Prefeitura de Marília, através das Secretarias de Educação e da Saúde”, comenta Manso.

Fotos: Wilson Ruiz