06 MAR 2014
Marília define planejamento para a campanha de vacinação contra HPV

Marília também fará parte da campanha nacional contra HPV. O início está marcado para segunda-feira, dia 10, segundo o secretário da Saúde Luiz Takano. “A vacinação está incluída no calendário oficial e o público alvo serão as meninas entre 11 e 13 anos idade”, explicou.

O esquema completo da vacinação prevê a aplicação de três doses, independentemente do início ou não da vida sexual das adolescentes. A segunda tem de ser aplicada seis meses após a aplicação da primeira, enquanto a terceira dose cinco anos após a segunda aplicação.

Segundo ele, as vacinas estarão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Haverá o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Diretoria Regional de Ensino e escolas particulares. “Queremos atingir a maior parte do público alvo no menor tempo possível”, destacou Takano, que por sinal é médico ginecologista. Ele lembra que a meta do Ministério é oferecer a vacina também para meninas entre 9 e 10 anos contra o HPV, principal causador do câncer de colo de útero.

Estima-se que até 50% da população feminina mundial estejam infectados pelo vírus. A maioria das situações não apresenta sintoma clínico. O tratamento é demorado e depende da dedicação das pacientes. A cura é possível, se o problema for detectado no início.

Takano elogiou o Ministério da Saúde pelo investimento e o lançamento da campanha em março, mês em que as mulheres estão em evidência na imprensa pelo Dia Internacional” em 8 de março.

Assessoria de imprensa

Foto Wilson Ruiz