19 DEZ 2013
SAÚDE
Prefeitura anuncia medidas para melhorar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde

Reconhecendo a necessidade de profissionais médicos em quantidade que atenda a demanda existente, a prefeitura municipal, através da secretaria da Saúde, estuda a possibilidade de implementar equipes de Saúde da Família nos locais aonde estão as Unidades Básicas que sentem mais a falta de médicos, inclusive com a possibilidade de implantar quatro novas equipes já no começo de 2014.

Segundo explicou o secretário Márcio Travaglini, nas Unidades Básicas da Saúde desde agosto do ano passado, por conta do valor da folha de pagamento da Prefeitura comprometer 62% do orçamento municipal, a Lei de Responsabilidade Fiscal tem impedido a administração de fazer contratações. Diante disso, medidas estão sendo tomadas para que a questão econômica se equilibre com a folha e para que o governo atual possa retomar as contratações, diminuindo o déficit de médicos no município. Hoje, em torno de 30 profissionais.

“Apesar da falta de médicos estamos com uma programação para repô-los. Apesar do impedimento legal, estamos fazendo um enfrentamento disso. Cadastramos o município no Provab (Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica) do governo Federal, onde cada médico recém formado que passar um ano no Sistema Único de Saúde (SUS) pelo período de um ano, ganha um percentual de pontos na prova de residência, e assim a secretaria da Saúde conseguiu fazer a contratação de três  profissionais para repor algumas deficiências existentes”, comentou o responsável pela pasta, Márcio Travaglini.

Contratações – Também já foram feitas contratações de um pediatra e um psiquiatra que dão suporte ao atendimento da rede juntamente com os demais 34 médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) e as outras dezenas de médicos que estão na unidade. “É importante dizer à população que todas as unidades têm profissional médico. Nas em que o profissional saiu e havia um médico só, por ser unidade de Saúde da Família, a cobertura de atendimento é feita alguns dias da semana; por que temos um time de profissionais substitutos que dão o suporte, nos demais dias. Já nas unidades básicas, apesar do número de médicos ser reduzido, todas contam com um clínico, um ginecologista e um pediatra para dar um cobertura mínima”, afirmou. Os casos que não estão sendo atendidos nas unidades e que eventualmente precisam ser vistos no mesmo dia, estão sendo encaminhados aos serviços de Pronto Atendimento da zona Sul e Norte.

Mais Médicos – Diante da situação de falta de médicos, a administração Vinícius/Serjão, cadastrou o município no Programa “Mais Médicos”. No entanto, só será contemplado depois que municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) forem atendidos. “Nós não recebemos os médicos pelo programa, porque existe uma seleção desses profissionais para cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo do desejado. Como Marília é uma cidade que apresenta bons índices de qualidade, só seremos contemplados com médicos desse programa assim que outros municípios em situação crítica forem contemplados”, explicou.

Fotos Wilson Ruiz

A Prefeitura Municipal, através da secretaria de Saúde, anuncia, processo seletivo, para a contratação de médicos, já no início de 2014. Segundo o responsável pela pasta, Márcio Travaglini, caminhos estão sendo estudados para suprir as unidades onde o déficit é maior.

De acordo com ele, parte da rede municipal da Saúde funciona junto com a Maternidade Gota de Leite, que é a estratégia Saúde da Família, onde existe uma atividade constante na tentativa de recrutar os médicos. Ainda para este ano estão programadas contratações para tentar suprir algumas unidades que estão sendo atendidas por substitutos no período de férias, o quer acentua um pouco a questão da ausência dos profissionais de saúde em geral.

“Estamos programando com a maternidade, para a última semana de janeiro, um grande processo seletivo para que possamos preparar a adequação das equipes de Saúde da Família que por ventura tenham saída de profissionais; o que é comum no final e começo do ano”, comentou Travaglini.