19 DEZ 2013
Prefeitura renova parceria para distribuição de leite

A Prefeitura Municipal de Marília, através do prefeito Vinícius Camarinha, renovou na manhã desta quarta-feira, a parceria com o governo do Estado de São Paulo para a manutenção do programa Vivaleite; responsável pela distribuição no município de 2.500 litros de leite por mês à crianças com até seis anos e 11 meses, o equivalente a 35 mil litros por mês. “Eu, pessoalmente me dediquei para que nós renovássemos o programa que atende 26 pontos de distribuição do nosso município”, destacou Vinícius Camarinha.

O chefe do Executivo ressaltou ainda a importância do programa social que ajuda as famílias em situação de vulnerabilidade. “É uma ação que dá certo e que vamos fazer de tudo para, inclusive expandi-lo, reafirmando essa parceria com o governo do Estado”, afirmou.

A solenidade para renovação do convênio aconteceu no Centro de Referência para a Educação no município de Garça e contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, Henrique Almirates Junior e reuniu prefeitos e autoridades dos 39 municípios da região que participam do programa.

O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D. O programa existe desde 1999 e atende cerca de milhares de crianças e idosos de famílias com até dois salários mínimos. “Estamos assumindo o compromisso de renovar esses convênios. As crianças da região de Marília vão ter garantidas à distribuição do leite para o complemento alimentar”, comentou.

Presente ao evento o vereador Samuel da Farmácia enalteceu as ações promovidas pela administração Vinícius/Serjão voltadas ao social e a importância do Vivaleite para as famílias carentes do município.

Para o vereador José Bassiga, a distribuição do leite é de suma importância e a parceria da prefeitura com o governo do Estado garante as crianças carentes um alimento imprescindível para o seu desenvolvimento. “Já estou enviando requerimento para o prefeito Vinícius solicitando a ampliação do programa no município, atendendo além das crianças os idosos. Não fosse esse leite, muitas crianças não teriam o que comer”, frisou.

Foto Wilson Ruiz

A Prefeitura Municipal de Marília e o governo do Estado de São Paulo assinaram a parceria para garantir recursos para construção do Centro Dia do Idoso na zona Sul. A assinatura aconteceu durante solenidade de renovação do convênio para o programa Vivaleite, realizada ontem em Garça. O Centro Dia zona Sul deverá abrigar 50 idosos. A inauguração está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

Representando o secretário estadual de Assistência Social, Rogério Haman, o secretário adjunto da pasta Henrique Almirates Júnior, ratificou a autorização pelo  governador Geraldo Alckmin da liberação de R$ 500 mil para a construção do espaço. O local indicado pelo prefeito é uma área ao lado do Poliesportivo “Tatá”, para os atendidos utilizarem também a quadra de esportes, o campo de futebol e de bocha nas atividades diárias.

O Centro Novo Dia faz parte do programa “São Paulo, Amigo do Idoso”, voltado para pessoas com mais de 60 anos, cujas famílias não têm condições de dar atenção ou cuidado aos idosos durante o dia em razão de compromissos profissionais. “Depois da inauguração do Centro Novo Dia da Zona Norte, recentemente, na parceria Prefeitura-Estado, o que representou um investimento de R$ 400 mil, agora é a vez de beneficiar a zona sul. Já estamos preparando a documentação necessária e em breve será aberta a licitação para a construção do prédio visando abrigar 50 idosos. A meta, é a inauguração no primeiro semestre de 2014”, destacou o prefeito Vinícius. “Esse é um espaço muito importante para a melhor idade. A população idosa está crescendo e com a necessidade de ações que ofereçam melhor qualidade de vida”, afirmou.

Marília conta hoje com cerca de 30 mil pessoas com mais de 60 anos.  No Centro Dia, o idoso fica no Centro durante o dia onde recebe três refeições, atendimento médico e odontológico, além de participar de atividades educativas, sociais e esportivas. Enquanto isso, os demais familiares podem trabalhar, para manter o orçamento doméstico. À noite, a pessoa volta para casa motivada, existindo com isso um relacionamento familiar agregado.

Para o secretário adjunto, Henrique Almirates Junior a parceria entre os municípios e o governo do Estado é fundamental, uma vez que são as prefeituras as responsáveis pela execução dos programas. “Hoje, assinamos aqui mais um Centro Dia para Marília. São R$ 500 mil de convênio para a construção de uma unidade que vai atender a idosos com atividades culturais, esportivas e acolhimento. A parceria de Marília com o governo do Estado foi muito importante para essa conquista”, frisou.

Bom Prato – Além do Vivaleite e da nova unidade do Centro Dia, o Prefeito Vinícius  assinou convênio para instalação do Bom Prato. O programa social vai ser inaugurado em janeiro de 2014 e irá oferecer 1.200 refeições por dia a R$ 1; 300 cafés da manhã a R$ 0,50, além de acesso à internet gratuito e cursos de qualificação profissional promovidos pelo Via Rápida do emprego em parceria com a secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (Sert). “Essa é mais uma conquista da administração municipal e que terá importância significativa para a população mais carente”, afirmou.

O cardápio traz café com leite ou achocolatado mais pão com manteiga, e no almoço uma refeição completa composta por arroz, feijão, carne, legumes, salada, farinha de mandioca, pão e uma fruta da época. O programa irá funcionar em um prédio na Rua Pernambuco esquina com a Avenida Brasil, próximo ao Terminal Urbano.

Foto Wilson Ruiz

Assessoria de Imprensa

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-comeca-a-remocao-dos-moradores-do-conjunto-habitacional
Há 2 dias