17 DEZ 2013
Prefeitura solicita AME e investimentos na Saúde ao governo do Estado

O prefeito de Marília, Vinícius Camarinha e o diretor da Saúde, Danilo Bigeschi participaram nesta segunda-feira (16) de uma audiência com o secretário estadual da Saúde, David Uip. Entre os assuntos discutidos a instalação de uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), recursos para ampliação dos mutirões de Saúde e novos veículos para a frota da Rede Municipal.

“Apresentamos ao secretário a necessidade da instalação de um AME na cidade, ambulatório que será imprescindível para o atendimento especializado dos pacientes de Marília e de outros 19 municípios da região. Lançados em junho de 2007, os AMEs  são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica de alta resolutividade em especialidades médicas, voltados às necessidades da rede básica. Devem proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, através da prestação de serviços rápidos, com diagnóstico precoce, orientação terapêutica e ampliação da oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente. Os atendimentos nos AMEs são referenciados e programados, em regime de consultas”, revelou o prefeito Vinícius.

Uma semana após o anúncio do Mutirão de Ortopedia, que deverá atender mais de três mil pacientes, a Prefeitura de Marília apresentou ao governo paulista pedido de recurso de R$ 2 milhões para a ampliação dos mutirões. “Além da ortopedia, existe uma fila grande para procedimentos oftalmológicos, por exemplo, e é por isso que fomos buscar a parceria com o governo para realizarmos mais esse atendimento. A população precisa ser atendida de forma rápida e não merece sofrer em filas e ver sua condição de saúde agravada com a morosidade do sistema, como aconteceu nos últimos oito anos na Prefeitura. Nossa preocupação é em agilizar o atendimento, oferecer consultas e exames para a população”, revelou o chefe do Executivo.

Para o diretor de Saúde, Danilo Bigeschi o encontro foi proveitoso, o secretário recebeu as demandas de Marília que deverão ser encaminhadas ao governador Geraldo Alckmin. “O ambulatório Mário Covas, localizado na Avenida Tiradentes já não suporta a demanda de Marília e da microrregião e o AME viria compor esse atendimento. Na reunião com o secretário solicitamos ainda a liberação de verba para a compra de cinco veículos para a Saúde: quatro ambulâncias e uma van, que serão utilizados para o transporte de pacientes e seriam um reforço importante para a frota do município”, revelou Bigeschi.