16 DEZ 2013
“Marília Limpa” Operação segue até quarta-feira

A grande quantidade de lixo descartada nos bairros da cidade, fez com que a operação “Marília Limpa” se estendesse até a próxima quarta-feira, 18, atendendo  assim aos bairros por onde os caminhões da coleta ainda não passaram. Nessa sexta-feira, foi dia de rescaldo nas regiões por onde a operação já passou. Por dia de trabalho foram coletadas mais de 60 viagens de caminhão, o correspondente a 120 toneladas de lixo por dia.

No total 19 caminhões da secretaria de Serviços Urbanos estarão retirando lixo dos bairros. Participam da ação de limpeza as secretarias da Saúde, Serviços Urbanos, Obras Públicas, Verde e Meio Ambiente e setor de zoonose. O objetivo é a promoção da qualidade de vida à população.

Durante a operação, a comunidade terá a oportunidade de limpar seus quintais, descartando o lixo que a coleta domiciliar não leva. A exceção são os restos de construção e galhos que não são recolhidos durante o “Marília Limpa”.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Avelino Modelli, a orientação é para que a população dos bairros colabore com a ação de limpeza, colocando o lixo nas calçadas nas primeiras horas do dia em que o caminhão for passar, facilitando a coleta.  “Os trabalhos realizados de agora até a próxima quarta-feira será direcionado aos bairros em que a Operação Marília Limpa ainda não chegou. A demanda de lixo descartado foi tão grande que acabou alterando o cronograma de trabalho. Mas, todas as regiões serão atendidas”, explicou.

Modelli ressaltou ainda, que os caminhões não irão voltar nos bairros já atendidos. “É importante que a população respeite os dias em que a coleta é feita, para não atrapalhar o andamento do serviço”, disse.     A secretaria de Serviços Urbanos está à disposição da comunidade pelo telefone 3408-6700.

Segundo o encarregado da Gestão de Trabalho da Divisão de Zoonose, Lupércio Garrido, há pelo menos três anos que o município não realizava uma operação de limpeza como essa. “A cidade esperava e pedia por isso há muito tempo. São móveis e lixos de grande porte que vem sendo acumulados nos quintais dando abrigo a ratos, aranhas  e até criadouros do Aedes Aegypt. A limpeza dos quintais se faz necessária  para oferecer melhor qualidade de vida à população e a administração percebeu essa urgência e promoveu a coleta do lixo em toda cidade.

A população dos bairros onde os caminhões ainda não passaram, pode ficar tranquila. Os caminhões estarão atendendo a esses locais até a  próxima quarta-feira”, ressaltou.

Ecopontos – Segundo o prefeito Vinícius Camarinha além da quantidade expressiva de lixo, a administração estará implantando no município quatro ecopontos para o descarte correto do lixo, como móveis velhos, que a coleta regular não realiza. “Estamos criando espaços próprios para o descarte desses resíduos, desse lixo domiciliar, em vários pontos da cidade. Foi uma operação de limpeza geral na cidade, com dezenas de homens, 19 caminhões e tratores auxiliando dessa operação. É impressionante a quantidade de lixo que foi recolhida dos terrenos baldios e das ruas da cidade. Depois de anos de abandono, nossa gestão realiza através dessa força tarefa uma operação de limpeza na cidade”, destacou.

Foto Wilson Ruiz