10 DEZ 2013
Prefeitura lança Mutirão de Ortopedia para atender 3,5 mil pacientes

Com o objetivo de atender a grande demanda, a Prefeitura de Marília, através da Secretaria da Saúde lançou nesta segunda-feira (09) o Mutirão de Ortopedia, em parceria com a Santa Casa e Hospital Universitário. Representantes da Secretaria da Saúde, hospitais, secretários municipais e os vereadores José Bassiga, Herval Rosa Seabra, José Expedito Carolino (Capacete) e Samuel da Farmácia acompanharam o lançamento do mutirão realizado pelo prefeito Vinícius Camarinha.

“É um dia muito importante para a Saúde Marília, de maneira inédita a Prefeitura está lançando o mutirão com o objetivo de atender a fila dos casos de ortopedia que chega a 3500 pacientes, na verdade existiam 5400, mas após uma triagem detalhada chegamos aos números atualizados. O atendimento vai acontecer através de um pacote que adquirimos junto à santa Casa e ao Hospital Universitário. Ao custo de R$ 100,00, adquirimos um kit com uma consulta médica, exames laboratoriais, de ultrassonografia e raio x, com retorno da consulta para no máximo 45 dias, ou seja, de forma rápida, não deixando o paciente em filas intermináveis como existiam em Marília”, disse o prefeito Vinícius.

O chefe do Executivo revelou que para o Mutirão serão investidos R$ 450 mil e que a previsão de término é para abril de 2014.

“A fila se deve à falta de investimentos nos últimos oito anos. Na verdade, encontramos a Saúde de Marília de maneira precária, realmente abandonada. Com filas para consultas e exames, veículos sucateados, falta de medicamentos e insumos, entre outros problemas. Priorizamos o bom atendimento à população, com a reposição imediata de 200 itens de medicamentos, consertamos o aparelho de raio x do PA da zona Norte e adquirimos exames laboratoriais e de imagem junto ao Hospital Universitário e Santa Casa, recuperamos a frota, adquirimos 10 veículos novos para o transporte de pacientes, renovamos a frota do Samu (quatro novas ambulâncias e motolância), renegociamos dívidas com hospitais e fornecedores, retomamos a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte, demos a ordem de serviço para a reforma e ampliação de 11 Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família”, revelou Vinícius, que destacou que em 2014 a expectativa é de que o mutirão deverá ser voltado à oftalmologia.

No lançamento, o diretor de Saúde, Danilo Bigeschi, que representou o secretário, Márcio Travaglini destacou que o objetivo é realizar cerca de 800 novos atendimentos por mês durante um período de três a quatro meses. “Queremos agradecer ao prefeito Vinícius pelos investimentos na Saúde e sobretudo reafirmar à população que mesmo com o atendimento do mutirão atenderemos os demais casos que foram chegando, os casos de rotina”.

O mutirão foi enaltecido também pelos representantes do Legislativo, o segundo vice-presidente da Câmara Municipal, José Bassiga cumprimentou o prefeito Vinícius pela forma responsável e comprometida com que vem conduzindo a saúde pública. “Sabemos da fila imensa de espera pelo atendimento dos casos de ortopedia, agora, com o mutirão, a Prefeitura demonstra sensibilidade e respeito à população que depende do atendimento público”.

Representando os parceiros, participaram do lançamento a superintendente da Santa Casa, Kátia Ferraz Santana e o diretor técnico do Hospital Universitário, Carlos Henrique Reis. “Esse mutirão vem de encontro á expectativa da população de Marília, é realmente uma grande necessidade do povo, afinal, a fila é grande e antiga. A Santa Casa está muito feliz em trabalhar em parceria com a Prefeitura nesse trabalho que vai beneficiar milhares de pessoas”, disse a superintendente do hospital, Kátia Santana.

O diretor do HU, Carlos Henrique Reis também elogiou a iniciativa e garantiu que o hospital estará preparado para atender a grande demanda do mutirão. “Faço parte da equipe e nos preparamos para o grande número de pacientes, será um atendimento de qualidade e rápido. Cumprimentamos o prefeito por enfrentar de frente mais esse desafio da saúde”, concluiu o diretor.

Fotos: Wilson Ruiz