10 DEZ 2013
Dentistas participam de seminário de qualificação

O Secretário Geral do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, Marco Antonio Manfredini, esteve em Marília nesta segunda-feira. Ele ministrou seminário para coordenadores e dentistas da Secretaria Municipal da Saúde. Segundo Manfredini, foi um evento muito importante para atualização de dados sobre as principais doenças da cavidade bucal. “Isso vai refletir de forma muito positiva para a saúde da população. Parabenizo a Prefeitura de Marília pelo incentivo. Não é à toa que Marília aparece nas primeiras colocações no programa “Brasil Sorridente”.

De acordo com ele, a fluoretação da água; visando a redução das cáries; é fundamental não apenas o atendimento na Rede Básica de Saúde como nos Centros Especializados, destacou Manfredini.

Lembrou ainda que são inúmeros os males capazes de afetar o sorriso de uma pessoa. A falta de higiene e de cuidados essenciais com toda a cavidade bucal é responsável por uma simples gengivite até tumores. Depois, há outras necessidades como restaurações e ações especializadas. “A política pública é fundamental na Odontologia. Marília é exemplo para o país e esse seminário mostra a preocupação em manter os profissionais devidamente atualizados”, finalizou.

Atualmente, Marília conta com 60 dentistas e 40 auxiliares atuando na rede de Saúde. São 90 mil atendimentos básicos por ano, fora a retaguarda pelo CEO (Centro de Especialidade Odontológica).

O prefeito Vinícius Camarinha voltou a dizer que os profissionais que atendem na rede terão toda a infra-estrutura para o desenvolvimento de um planejamento  específico.

Atualmente, Marília conta 46 equipes de saúde bucal atuando em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 34 Unidades da Estratégia Saúde da Família (USFs) tendo atendimento totalmente gratuito da população. Há ainda o apoio das unidades de Pronto Atendimento Odontológico nas zonas norte e sul e Policlínica da zona oeste.

A Prefeitura de Marília conta também com o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), de Endodontia além de manter dentistas em entidades conveniadas, como Educandário e Legião Mirim. Também os alunos da rede municipal são submetidos a um levantamento odontológico completo, começando pela aplicação de flúor gel até ações curativas.

Assessoria de imprensa

Foto Wilson Ruiz