29 NOV 2013
Sírio Libanês: Prefeitura inicia capacitação dos facilitadores da Saúde

A prefeitura municipal, através da secretaria da Saúde, realizou  nesta quarta-feira (20), aula inaugural do curso de capacitação da mão de obra por meio do Projeto Gestão da Clínica – uma parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.  Nesta etapa o treinamento é direcionado aos facilitadores que irão ministrar o curso aos especializandos.  A capacitação dos facilitadores acontece até março de 2014.

O objetivo do projeto é humanizar e melhorar o atendimento dos servidores da Saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo explicou a gestora de aprendizagem do Sírio Libanês, Ana Clara Lopes Costa, esse é um momento singular, por que quem vai estar com o especializando durante todo o processo de formação é o facilitador. “Vamos através de uma metodologia própria traçar estratégias que poderão ser aplicadas na prática junto aos profissionais do SUS. É uma mudança na prática de cada um que visa mudar a prática profissional. Quem ganha é o usuário do SUS”, frisou.

Quarenta regiões do país estão recebendo a capacitação e Marília será pólo regional na qualificação dos servidores. A especialização será realizada de abril a dezembro de 2014 nas seguintes áreas: Regulação em Saúde, Gestão da Clínica do SUS e Preceptoria em Saúde, onde participarão 36 servidores em cada curso.

Para a diretora de Planejamento da Divisão Regional de Saúde (DRS) de Marília, Roseli Regina Freire Marconato a expectativa é poder através da capacitação melhorar a qualidade da atenção básica  e desenvolver projetos específicos na área da saúde. “A capacitação, o acesso a cursos e a novas tecnologias é imprescindível para que os profissionais possam multiplicar o conhecimento aos especializandos. O resultado final é a organização e melhoria na qualidade de atendimento”, disse.

Na abertura do curso, os participantes acompanharam a mensagem do diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Roberto Queiroz Padilha, enviada por videoconferência. Padilha ressaltou a importância do Projeto de Gestão Clínica e do alinhamento da iniciativa com o que preconiza o Ministério da Saúde com o programa “Mais Médicos”, que obriga a todo o profissional da saúde uma reciclagem junto as Unidades Básicas de Saúde.

Segundo ele, a meta do projeto é atingir 10 mil profissionais, contemplando todos os estados brasileiros. “Nós do Sírio Libanês temos a missão de contribuir para a melhoria do cuidado e inclusão da Saúde e colocamos nosso conhecimento e experiência à disposição para que isso aconteça”, ressaltou.

Presente a aula inaugural, o secretário municipal de Saúde, Márcio Travaglini ratificou que investimento nas pessoas , nos funcionários, nos  trabalhadores da Saúde é parte importante do projeto da gestão do prefeito Vinícius Camarinha . “A gente pode melhorar os carros, construir e reformar unidades, garantir os medicamentos, mas é preciso olhar pelo servidor e na possibilidade de que cada um tem de crescer profissionalmente podendo se capacitar , estudar e ter tempo para se tornar uma pessoa mais crítica entendendo seu papel no setor saúde, atendendo bem, acolhendo quem procura o Sistema Único de Saúde“, afirmou.

Travaglini garantiu ainda que a parceria com uma instituição de excelência como  Hospital Sírio Libanês, referência na América latina e no mundo na forma de atender as pessoas e na qualidade técnica, só vem somar aos esforços já empreendidos pela administração para melhorar a qualidade do atendimento e do serviço prestado na saúde. “Essa parceria vai possibilitar que uma parte dos servidores do município de Marília e também alguns da região criem estratégias para atender melhor a população e organizar o trabalho das unidades”, disse

O secretário destacou que a Prefeitura vem investindo também na aquisição de medicamentos. “A Prefeitura tem compromisso com 200 itens e todos estão nos postos. Estamos com uma série de reformas, ampliações e melhorias físicas, troca de mobiliário das unidades e estamos, com economia e criatividade colocando a casa em ordem”.

Satisfeito, o prefeito Vinícius Camarinha, afirmou que a parceria tem como objetivo qualificar os profissionais da rede para que a população ganhe com um atendimento humanizado. “Essa é uma parceria importante e inédita para treinamento e qualificação dos servidores da rede municipal da saúde. Funcionários bem treinados e qualificados significam melhor atendimento junto à população. Marília não poderia ficar fora desse programa de capacitação. Temos a maior preocupação em oferecer um atendimento humanizado”, concluiu.