04 NOV 2013
Estratégia Saúde da Família completa 15 anos em Marília

Realizada na manhã desta sexta-feira a solenidade comemorativa dos 15 anos do Programa Estratégia Saúde da Família. O evento aconteceu na unidade do Aniz Badra, zona norte, a pioneira do sistema, inaugurada em 3 de novembro de 1998.  Atualmente, Marília conta com 34 equipes responsáveis pelo atendimento de mais de 50% da população. Cada uma é formada por médico, enfermeira, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de escrita e auxiliar de serviços gerais.

Presente ao evento o prefeito Vinícius Camarinha afirmou que apoia o programa pelo trabalho de prevenção e educação em saúde, com efeito muito importante sobre cada comunidade. “Os profissionais e a população criam vínculos, facilitando a identificação e o atendimento aos problemas de saúde da comunidade. Não vamos medir esforços para o crescimento de um sistema, onde a medicina preventiva se reflete em qualidade de vida para a população”, destacou o chefe do Executivo.

Investimentos – Durante o discurso, o prefeito anunciou o repasse de equipamentos de ginástica para o grupo da melhor idade da USF do Aniz Badra, um dos resultados positivos da unidade.

Vinícius fez questão também de homenagear a 1ª equipe do programa Saúde da Família em Marília formada pela médica Simone Zambon Elias, a dentista Elucimara Paes, a enfermeira Denise Garozi e as agentes comunitárias Mara Débora e Maria Marta. “Foi com essa equipe, em 1998, no governo de Abelardo Camarinha que tudo começou. Deu certo. Por isso, somos muito gratos a vocês”, completou o prefeito.

Também prestigiando a comemoração, o presidente da Câmara Municipal de Marília, Luiz Eduardo Nardi, afirmou ter sido uma testemunha da dedicação dos profissionais do PSF para beneficiar cada comunidade. “Na minha vida pública, constatei a melhor qualidade de vida da população mariliense. Fico muito satisfeito com os investimentos anunciados na área da Saúde pelo prefeito Vinícius”, afirmou.

Conforme destacou o secretário municipal da saúde, Márcio Travaglini, foi uma honra, logo no início de sua carreira como médico, o convite recebido pelo então prefeito Abelardo Camarinha para fazer parte da equipe do secretário da Saúde da época, José Enio Servilha Duarte. “Entrei em contato hoje mesmo com doutor Ênio, atualmente no Ministério da Saúde em Brasília, para informá-lo da comemoração dos 15 anos de um projeto que ele iniciou. Agradeço muito também a diretora da Maternidade Gota de Leite, Virgínia Balloni pelo apoio constante”, frisou.

Também acompanharam a solenidade o vice-prefeito Sérgio Lopes Sobrinho e o vereador José Bassiga.

Entre as unidades a serem ampliadas, está a Unidade de Saúde da Família do Aniz Badra, num investimento de R$ 145 mil. O prefeito Vinícius assinou a ordem de serviço na presença dos demais secretários municipais e a população presentes ao evento.

Os outros prédios a serem ampliados serão: Jóquei Clube (R$ 128 mil), Padre Nóbrega (R$ 164 mil),  São Miguel (R$106 mil), Planalto ($ 15 mil) e Alto Cafezal (R$ 91 mil). Só com ampliação de unidades de Saúde, o investimento será de quase R$ 649 mil.

No tocante as reformas, Vinícius confirmou a destinação total de pouco mais  de R$ 477 mil: Policlínica da zona Oeste (R$182.256,00), Vila Barros (R$ R$ 45.581,00), Figueirinha (R$ 43.902,00), Vila Real (R$ 41.692,00) e Jânio Quadros (R$ 163.742,00)

O prefeito confirmou ainda a liberação pelo Ministério da Saúde de R$ 1,5 milhão para investimento na construção de um novo prédio do  Caps (Centro de Apoio Psicossocial) para tratar dependentes químicos e a sequência das obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona norte, investimento de R$ 2,5 milhões.

Foto Wilson Ruiz