01 NOV 2013
Prefeitura inicia projeto de qualificação dos servidores da Saúde

Com o objetivo de humanizar, melhorar o atendimento dos servidores da Saúde à população, a Prefeitura de Marília deu início à capacitação da mão-de-obra através do Projeto Gestão da Clínica, uma parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Já está na cidade, para a escolha dos facilitadores que ministrarão o curso aos servidores a gestora de aprendizagem do Sírio Libanês, Ana Clara Lopes Costa.

De acordo com a gestora, 40 regiões do país estão recebendo a capacitação e Marília será pólo regional na qualificação dos servidores. “Serão escolhidos nove facilitadores ou professores de 20 que foram indicados por instituições de ensino. A preparação desses professores vai acontecer de novembro a março e após esse período o programa seguirá para a segunda etapa que é a da especialização dos servidores”, disse Ana Clara.

A especialização será realizada de abril a dezembro de 2014 nas seguintes áreas: Regulação em Saúde, Gestão da Clínica do SUS e Preceptoria em Saúde, onde participarão 36 servidores em cada curso.

“Eu trabalho desde 2009 com a aplicação desses cursos e a metodologia que aplicamos não é a tradicional, então, acredito que será muito importante para a formação dos profissionais, que estudarão, participarão de debates em equipe sobre a prática, a realidade do SUS nas suas cidades. O atendimento à população ganhará com essa especialização. Para Marília será um momento singular, afinal, a cidade foi escolhida entre 40 de todo o Brasil”, afirmou a gestora de aprendizagem do Sírio Libanês.

O convênio com o Ministério da Saúde e o Sírio Libanês foi assinado no mês de setembro pelo prefeito Vinícius Camarinha, o secretário da Saúde, Márcio Travaglini, quando ambos foram recebidos pelo diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto, Roberto de Queiroz Padilha. Além de Marília, outros 18 municípios da região participarão do projeto que visa garantir formação em nível de pós-graduação para dezenas de profissionais da secretaria municipal da Saúde.

A formação será gratuita para os trabalhadores da rede municipal de Saúde.

O secretário municipal da Saúde, Márcio Travaglini, destacou o trabalho realizado pela administração municipal no tocante à Saúde. “Nossa preocupação, desde o início da administração, foi oferecer um serviço de qualidade aos usuários da rede, qualidade que vai além do prédio novo, dos equipamentos, mas de uma atenção adequada por parte dos nossos servidores e o projeto Gestão da Clínica vem de encontro a essa proposta. Estamos investindo em obras, compras de medicamentos e buscando contratar médicos, mas vamos investir no principal patrimônio da secretaria que são os nossos funcionários. A qualificação e a formação dos profissionais de saúde devem melhorar a qualidade da gestão das unidades, onde as demandas são muitas e os recursos precisam ser usados com eficiência. Os trabalhadores carecem de apoio técnico, incentivos e motivação para atender bem a população. A formação de profissionais críticos e com instrumentos para organização do trabalho pode fazer a diferença no atendimento à população”, destacou.

Segundo Travaglini, essa parceria com uma instituição de excelência mostra a preocupação do governo Vinícius Camarinha em investir na qualidade de atendimento, através da capacitação dos profissionais. “Na medida em que o atendimento e o cuidado as doenças crônicas como o Diabetes e a Hipertensão e o acompanhamento das gestantes, idosos e crianças nas unidades básicas vai avançando há melhora na saúde da população e diminuição das internações e emergências”, frisou.

O secretário destacou que a Prefeitura vem investindo também na aquisição de medicamentos. “A Prefeitura tem compromisso com 200 itens e todos estão nos postos. Estamos com uma série de reformas, ampliações e melhorias físicas, troca de mobiliário das unidades e estamos, com economia e criatividade colocando a casa em ordem”.

O secretário concluiu afirmando que a próxima etapa deverá ser a discussão de um plano de cargos, salários e carreiras para os servidores.

Satisfeito, o prefeito Vinícius Camarinha, afirmou que a parceria tem como objetivo qualificar os profissionais da rede para que a população ganhe com um atendimento humanizado. “Essa é uma parceria importante e inédita para treinamento e qualificação dos servidores da rede municipal da saúde. Funcionários bem treinados e qualificados significam melhor atendimento junto à população. Marília não poderia ficar fora desse programa de capacitação. Temos a maior preocupação em oferecer um atendimento humanizado”, concluiu.

Ana Clara: Gestora de aprendizagem do Sírio Libanês, Ana Clara Lopes Costa dá início ao projeto de qualificação dos servidores da saúde