29 OUT 2013
SAÚDE
Prefeitura entrega equipamentos de ginástica para grupo da terceira idade do Chico Mendes

O prefeito de Marília, Vinícius Camarinha fez nesta sexta-feira, na Unidade 4 da Casa do Pequeno Cidadão, na rua Amador Bueno, zona Oeste, a entrega de equipamentos de ginástica para o grupo da 3ª idade da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Chico Mendes. O evento foi acompanhado pelos vereadores Luiz Eduardo Nardi (presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra, José Expedido Carolino (Capacete) e José Bassiga.

Foram entregues colchonetes, pesos para ginástica, barras para exercícios físicos e as camisetas personalizadas. Vinícius lembrou que a população está envelhecendo rapidamente e é fundamental o envelhecimento com qualidade de vida. “Nosso governo está investindo cada vez mais na atenção à população que está na melhor idade, com o estímulo à atividade física e na prevenção de doenças. Os equipamentos também deixarão as atividades mais confortáveis, vão unir o grupo. Vamos entregar esse material para todos os grupos da 3ª idade”, afirmou o prefeito, que já havia doado equipamentos de ginástica para o grupo Sempre Feliz quando fora deputado estadual.

“É mais que lazer, encontro, saúde, é qualidade de vida para as pessoas da melhor idade. Com a vinda do Cras para a zona Oeste, o grupo que existe há 15 anos, veio para o centro e juntos estamos há quatro anos”, disse a coordenadora do Cras (Centro de Referência em Assistência Social), Sônia Regina Giandon Vieira.

O grupo da UBS Chico Mendes é formado por 60 pessoas, com idade superior a 60 anos e que se reúne toda 2ª, 4ª e 6ª, das 7h30 às 8h30. “A população está vivendo mais e viver mais é motivo de alegria. Temos um grande desafio que é agregar qualidade vida à essa longevidade e nesta administração estamos fazendo isso através do trabalho nos Cras em parceria com as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. Temos o professor Barbosa que vai aos locais e oferece aulas de ginástica, dança, entretenimento para melhorar a condição física dessas pessoas e ainda unir o grupo, promover a alegria na melhor idade”, disse o secretário da Assistência Social, Hélio Benetti.

Recentemente, aproveitando o Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, o prefeito Vinícius sancionou a lei de criação do Fundo Municipal. O objetivo, é proporcionar a captação, repasse e aplicação de recursos para beneficiar a 3ª idade.

Outra preocupação do prefeito, é a abertura de vagas para os idosos no Cem (Centro Esportivo de Marília). Estão reservadas mais de 300 em atividades como vôlei adaptado, dama, natação e hidroginástica.

Para o primeiro semestre de 2014, Vinícius anunciou a construção do Centro Novo Dia da zona Sul. Numa parceria com o governo do Estado, haverá o investimento de R$ 500 mil. Será ao lado do Poliesportivo “Tatá”, também para a utilização de atividades esportivas. Há dois meses, foram investidos R$ 400 mil no Centro Novo Dia da zona Norte, também em parceria com o governo estadual. O objetivo é oferecer toda a retaguarda social para os idosos como três refeições diárias, atendimento médico e odontológico, além de atividades educativas, culturais e esportivas. Enquanto isso, os demais familiares podem trabalhar para garantir o orçamento doméstico. À noite, o idoso volta para casa totalmente motivado, integrado à família e à comunidade.

“Não conseguimos fazer nada sozinhos, por isso agradecemos todos os parceiros envolvidos no trabalho do grupo e em especial ao prefeito Vinícius pelo apoio e carinho”, destacou a enfermeira responsável pela UBS, Chico Mendes, Alzira Meleiro.

Na solenidade, o prefeito confirmou a liberação de recurso para a construção de uma academia ao ar livre para o bairro. “Aos pontos o prefeito vem cumprindo seus compromissos de campanha, sobretudo, com a melhor idade. Ao longo desses quatro anos, serão inúmeras conquistas como essa realizada na zona Oeste de Marília”, concluiu o presidente da Câmara Municipal, Luiz Eduardo Nardi.

Fotos: Wilson Ruiz