11 OUT 2013
Mutirão de ortopedia deve acontecer ainda este ano

Levantamento realizado pela secretaria municipal da Saúde revela a existência de cerca de cinco mil pessoas na fila de espera para exames de ortopedia. Com o intuito de diminuir esse número e atender a demanda reprimida, a Prefeitura, através da secretaria da Saúde, se prepara para promover, ainda este ano, o mutirão de ortopedia em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e Hospital Universitário da Unimar.

Segundo adiantou o responsável pela pasta, Márcio Travaglini, contatos já estão sendo feitos pelas Unidades Básicas de Saúde junto aos pacientes, para reorganizar o encaminhamento através de um sistema de urgência. Além disso, conversas já foram iniciadas com as instituições hospitalares para traçar as estratégias do atendimento.

De acordo com Travaglini a proposta é para que durante o mutirão o paciente além da consulta, realize também exame de raio X e de laboratório, se for o caso. “Devemos durante o mutirão atender milhares de consultas de ortopedia, mas não é um atendimento de olhar, examinar e ir embora. Estamos conversando com os hospitais para que o paciente seja atendido pelo ortopedista e já na consulta saia com o raio x  garantido. Em casos mais complicados, até o ultrasson deverá ser feito. A prefeitura deve, através de secretaria, montar um pacote de atendimento de qualidade para os pacientes que estão nas filas”, explicou.

Além disso, do ponto de vista estrutural, a secretaria de Saúde, adiantou que irá melhorar a organização das solicitações de exames para aliviar as filas ainda existentes. “O paciente, além da consulta e pedidos de exames, vai ter o retorno no ortopedista garantido”, afirmou.

Raio X – Segundo lembrou o responsável pela pasta, Márcio Travaglini, a administração Vinícius Camarinha assumiu a Prefeitura, com contrato de Raio X cancelado desde novembro do ano passado, o que comprometeu o atendimento e aumentou ainda mais a demanda de pacientes a espera da realização do exame. Situação que foi solucionada na atual gestão. “O município ficou sem raio X por seis meses. Nós implementamos, do final do primeiro semestre para cá , um raio X 24 horas, pela iniciativa do prefeito de depositar recursos na saúde”, frisou.

A partir do resultado do mutirão de ortopedia, ações semelhantes poderão ser adotadas em áreas como a oftalmologia, gastroenterologia, psiquiatria, neurologia, exames de eletroencefalograma, endoscopia, entre outros, em que a demanda também é grande.

Prevenção – “A saúde não se faz só com consulta especializada, médico e remédio. Quando a gente precisa de remédio e de consulta especializada é porque alguma coisa já aconteceu na vida da gente. A saúde se faz com várias áreas trabalhando juntas”, destacou Márcio Travaglini.

Segundo ele, ao buscar recursos para aumentar a oferta de água, para afastar e tratar o esgoto e investindo em infraesterutura, o Prefeito Vinícius, investe em qualidade de vida e em qualidade de saúde. “Para cada um real investido no esgoto, são R$ 4 a menos gastos com problemas de saúde. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo atual governo, nós viemos para mudar. Não vamos resolver todos os problemas, mas vamos estruturar os serviços já existentes e melhorar o atendimento no que for possível”, concluiu.

Foto Ligia Ferreira