07 OUT 2013
Vacinação antirrábica: 2.004 animais foram vacinados

Realizada neste sábado, a última etapa da vacinação antirrábica em cães e gatos no município de Marília. Nos 32 postos, que funcionaram das 8 às 17 horas, 2.004 animais foram imunizados, sendo 1.817 cães e 187 gatos.

O coordenador da campanha, Lupércio Garrido Neto, disse que os dados ficaram mais uma vez abaixo do esperado.  Neste ano, a meta era vacinar 40 mil animais. O número total foi de 25.823, sendo 23.031 cães e 2.782 gatos.

Nas etapas anteriores, foram vacinados 12.407 animais nas zonas sul e oeste, 7.785 nas regiões norte e leste, 783 nos distritos de Lácio, Padre Nóbrega e Rosália, além de 501 em Avencas, Amadeu Amaral e Dirceu.

“Há uma certa resistência dos proprietários, temendo pela contraindicação como ocorreu numa campanha anterior no Brasil. Posso garantir que isso não ocorreu e não vai mais acontecer. O produto é de excelente qualidade”, comentou.

A coordenação da campanha já está montando um sistema para manter três pontos fixos visando dar sequência à imunização. Eles vão funcionar nas zonas sul e norte, além da Faculdade de Medicina Veterinária da Unimar. Os locais vão ser confirmados em breve. “O objetivo, é melhorar a cobertura vacinal, uma vez que a raiva não tem cura, nem no animal e muito menos no homem”, concluiu Lupércio Garrido.