07 OUT 2013
Vistoria comprova andamento da obra da UPA da Zona Norte

O secretário municipal da Saúde, Márcio Travaglini vistoriou a construção da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte. Com as obras retomadas em agosto, após abandono por parte da última administração, a unidade será fundamental para o atendimento de saúde em Marília.

“Uma obra importante retomada por este governo e orçada em R$ 2,8 milhões. Nós viemos verificar o andamento que pactuamos com a empresa contratada e com o Ministério Público”, revelou Travaglini.

O secretário revelou que a UPA passa pelo assentamento de pisos e azulejos, além do preparo do contrapiso. “Até dezembro estaremos em dia com as finanças da Secretaria da Saúde e já em janeiro a previsão é de que a obra ganhe força e maior investimento. A expectativa é de que a UPA da zona Norte fique pronta em setembro de 2014, muito diferente dos 20 meses que a obra foi interrompida, os pedreiros e ajudantes já estão aqui”, revelou Travaglini, que informou também que semanalmente coordenadores da Secretaria da Saúde estarão na obra para que a população tenha certeza do andamento do trabalho.

“Nada justifica a ansiedade, estamos no cronograma, a retomada desta construção aconteceu com total transparência e responsabilidade, o atual governo tinha esse compromisso com a população de Marília e tão logo assumiu, o prefeito Vinícius Camarinha começou a viabilizar a parceria com o governo federal para dar andamento à UPA. Encontramos na administração muitos problemas financeiros, mas felizmente, a obra é realidade, a partir de janeiro, com os cofres em ordem, com certeza, o ritmo será outro”.

O secretário destacou ainda que o atual governo tem caminhado para uma saúde de boa qualidade, com remédios nos postos, reconstituindo a estrutura física da secretaria. “Já estamos dando início a 11 obras, a ordem de serviço deve sair até o final do mês, são recuperações de unidades que eram alvo de ação do Ministério Público. Estamos aguardando ainda liberação no Ministério da Saúde recursos para outras 22 obras também na área da saúde. O prefeito está entusiasmado com a capacidade deste governo em vencer as dificuldades”, disse Travaglini.

A expectativa ainda da administração é quanto à liberação de verba por parte do governo federal para a construção de uma UPA na zona Sul.

Localizada na Rua João Caliman com Rua Francisco José de Oliveira, a unidade da zona Norte será de referência na região, com atendimento especializado com pequenas cirurgias, laboratórios de exames, leitos de observação (USI Unidade Semi-Intensiva), área de raio x redimensionada, eletrocardiograma, nova mobília, área de conforto para os profissionais e setor de apoio ao Samu (Serviço Móvel de Urgência e Emergência).

A estrutura da UPA 24 horas da zona Norte, está dimensionada estruturalmente para atender uma população de 200 a 300 mil habitantes. Caso, o pleito da administração, de se instalar duas Unidades de Pronto Atendimento no município, seja aceito pelo Ministério da Saúde, a cidade terá condições de atender toda a população, com uma cobertura total. “Nossa meta é cadastramos duas UPAS tipo 2, que cobrem uma população de 100 a 200 mil habitantes. Nossa preocupação é devolver à população um atendimento de qualidade”, afirmou o secretário.

Durante a vistoria, o secretário estava acompanhado do coordenador de Urgência e Emergência da Secretaria da Saúde, o médico André Caraccio que falou da expectativa quanto ao atendimento de urgência com a entrega da obra. “Conhecendo o andamento da construção e sua importância, ficamos ansiosos pela inauguração. A UPA está muito bem dividida, com seus acessos facilitados, com a base descentralizada do Samu, com certeza será um local com atendimento de primeira para a população”.

“A UPA terá um diferencial com a entrada das ambulâncias. A sala de emergência está diretamente ligada à entrada dos veículos. Isso otimiza o atendimento e evita um longo caminho com o paciente em macas como vemos em outras unidades de saúde”, disse o secretário da Saúde.

Quanto ao PA Norte, o secretário revelou que em breve a unidade passará por reforma. “A estrutura do PA não está boa, está ruim e precisa de uma atenção para melhor o atendimento à população. “Enquanto a UPA não fica pronta, vamos reformar o PA Norte. Assinei dia 01 de outubro a abertura da licitação para reforma da unidade, uma obra orçada em mais de R$ 120 mil, com melhorias em alvenaria, parte elétrica e telhado. Vamos corrigir essa falta de manutenção, afinal, há anos o PA não recebe uma reforma significativa”, concluiu o médico Márcio Travaglini.

Atendendo a uma solicitação do prefeito Vinícius Camarinha, o secretário da Saúde está visitando todas as unidades de saúde e na quinta-feira Travagli esteve também na UBS do Santa Antonieta, que com a entrega da UPA será transferida para o PA (Pronto Atendimento) da zona Norte. “Fui conversar com a população e com os trabalhadores da unidade. Fui informado que a população já percebe uma melhora na oferta dos medicamentos na rede, estamos com as prateleiras abastecidas, com a falta de um ou outro item e quando isso acontece é por problema do fornecedor. A população nos pediu também a contratação de mais médicos e a melhora nas filas para consultas e exames, esse é o perfil desta administração, de estar próximo à população ouvindo suas necessidades e sugestões”.

Fotos: Wilson Ruiz