07 OUT 2013
Rede Municipal de Saúde implanta teste rápido para detectar doenças graves

O secretário municipal da Saúde, Márcio Travaglini, acompanhou nesta sexta-feira o treinamento de enfermeiros de Marília e região visando implantar o teste rápido na prevenção de Sifílis  HIV, e Hepatite. “O teste para HIV já apresenta o resultado na hora. Para Sifilis e Hepatite, ocorre uma triagem, monitorando a possibilidade do paciente apresentar o risco dessas doenças. Se detectarmos precocemente na gestante, que eventualmente não tenha feito o pré-natal, o diagnóstico da doença vai permitir o tratamento e o parto mais seguro. A partir daí, é só oferecer o acompanhamento á mulher e ao crescimento das crianças. A sífilis e o HIV ainda são doenças preocupantes”, explicou Travaglini.

Os serviços são garantidos pelo programa Rede Cegonha, assegurando a mulher o direito ao planejamento reprodutivo, bem como a ação humanizada durante gravidez, parto e após o nascimento do bebê. A rede também prevê que as crianças tenham direito ao nascimento e crescimento saudáveis.

O secretário informou que o prefeito Vinícius Camarinha determinou a adesão ampla ao programa. Gradativamente, essa sistemática será possível em toda a rede

O curso de qualificação foi realizado na Unimar (Universidade de Marília) para profissionais de Marília, Ocauçu, Quintana, Campos Novos Paulista, Guarantã, Herculândia, Alvinlândia, Echaporã e Guaimbê. A coordenação esteve a cargo da Divisão Regional de Saúde.

A enfermeira Zeila Pavarini Togashi, do Serviço de Assistência Especializada e do Centro de Testagem e Aconselhamento, informou que é muito importante descentralizar o exame sorológico nas unidades básicas de saúde, aumentando com isso o diagnóstico das doenças sexualmente transmissíveis e se for o caso, o acesso aos pacientes. “Todas as unidades estarão capacitadas em breve. Isso aumenta a segurança da saúde pública”, finalizou Zeila.

Aproveitando sua presença na Universidade de Marília, o secretário Márcio Travaglini fez questão de parabenizar pessoalmente a diretora do Hospital Universitário pela conquista do certificado de Hospital de Ensino. “Estou vindo antes de mais nada em nome do prefeito Vinícius Camarinha. É uma grande conquista para Marília. Isso vai proporcionar a ampliação da rede escola, onde todos são beneficiados, a começar pelos alunos e a população. Por isso, o governo Vinícius que aumentar a parceria com as faculdades de Medicina e Enfermagem. É preciso integrar o hospital e os alunos com a rede, sob supervisão dos professores. O reflexo será positivamente imediato nos pacientes”, comentou o secretário.

Segundo o secretário, poucos municípios do país possuem duas faculdades de Medicina e Enfermagem, além dos hospitais de ensino. “Marília tem esse privilégio. Queremos aumentar a parceria para beneficiar as partes envolvidas”, finalizou.

A diretora do Hospital Universitário, Márcia Mesquita Serva, agradeceu o apoio do governo Vinícius Camarinha à conquista do certificado. Ela lembrou que o HU já foi projetado para essa finalidade. “Também queremos aumentar a parceria com o município, visando fortalecer o gestor municipal para obter mais recursos do Ministério da Saúde para a área em Marília. Agradeço ao secretário Travaglini e ao prefeito Vinícius pela contribuição para essa grande conquista. O certificado só é obtido quando há a parceria do Hospital com a saúde municipal. Estamos prontos para dinamizar essa integração”, finalizou Márcia.

Foto Lígia Ferreira