24 SET 2013
Saúde de Marília firma importante convênio com Hospital Sírio Libanês

O município de Marília, através do prefeito Vinícius Camarinha, assinou na última quinta-feira (19) o compromisso de parceria com o Ministério da Saúde e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês de sediar ainda este ano, o Projeto “Gestão da Clínica”. Além de Marília outras 19 regiões do país estarão aderindo ao programa que visa garantir formação em nível de pós graduação em Gestão em Saúde para dezenas de profissionais da secretaria municipal da Saúde. O objetivo é qualificar os funcionários e melhorar a organização do trabalho nas unidades para beneficiar a população. Também participaram da assinatura o secretário municipal de Saúde, Márcio Travaglini e o Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio Libanês, Rubens de Queiroz Padilha.

O projeto vai envolver o Departamento Regional de Saúde de Marília e beneficiar profissionais de outros municípios da região que compõem a rede de serviços que tem o município de Marília com principal referência.

Segundo explicou o responsável pela pasta, cerca de 120 profissionais deverão participar do programa em Marília, em três cursos de especialização: Gestão de clínicas em redes de saúde, Regulação de ações e serviços e saúde no SUS e Educação em Saúde para Preceptores do SUS. A formação será gratuita para os trabalhadores da rede municipal de Saúde. Os cursos serão ministrados pela equipe do Instituto de Pesquisa do Hospital Sírio Libanês envolvendo também profissionais da região.

A coordenação local dos cursos ficará sob a responsabilidade do secretário de Saúde, Márcio Travaglini, que destacou o trabalho realizado pela administração municipal no tocante à Saúde. “Estamos investindo em obras, compras de medicamentos e buscando contratar médicos, mas vamos investir no principal patrimônio da secretaria que são os nossos funcionários. A qualificação e a formação dos profissionais de saúde devem melhorar a qualidade da gestão das unidades, onde as demandas são muitas e os recursos precisam ser usados com eficiência. Os trabalhadores carecem de apoio técnico, incentivos e motivação para atender bem a população. A formação de profissionais críticos e com instrumentos para organização do trabalho pode fazer a diferença no atendimento à população”, destacou.

Segundo Travaglini, essa parceria com uma instituição de excelência mostra a preocupação do governo Vinícius Camarinha em investir na qualidade de atendimento, através da capacitação dos profissionais. “Na medida em que o atendimento e o cuidado as doenças crônicas como o Diabetes e a Hipertensão e o acompanhamento das gestantes, idosos e crianças nas unidades básicas vai avançando há melhora na saúde da população e diminuição das internações e emergências”, frisou.

Numa segunda etapa o município deverá firmar com as instituições de ensino de Marília cursos de educação permanente e de atualização para médicos, enfermeiros e outros profissionais que compõem as equipes.

Satisfeito, o prefeito Vinícius Camarinha, afirmou que a parceria tem como objetivo qualificar os profissionais da rede para que a população ganhe com um atendimento humanizado. “Essa é uma parceria importante e inédita para treinamento e qualificação dos servidores da rede municipal da saúde. Funcionários bem treinados e qualificados significam melhor atendimento junto à população. Marília não poderia ficar fora desse programa de capacitação. Temos a maior preocupação em oferecer um atendimento humanizado  que vai de encontro aos anseios da população”, concluiu.

Foto Divulgação – Na foto, o secretário municipal de Saúde, Márcio Travaglini; o Diretor de Ensino e Pesquisa do Instituto Sírio Libanês, Rubens de Queiroz Padilha e o prefeito Vinícius Camarinha. Parceria pela qualificação dos profissionais da saúde