17 SET 2013
Educação promove palestra de capacitação para professores da rede municipal

A Prefeitura de Marília, através da Secretaria da Educação realizou no último sábado mais um encontro do Programa de Formação Continuada em parceria com o Governo Federal Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, cujo objetivo é promover a alfabetização de todas as crianças até os oito anos. Neste quinto encontro do programa os professores tiveram a oportunidade de dialogar com a secretária municipal da Educação, Fabiana Rodrigues Cruvinel, uma vez que a secretária, Doutora na área pela UNESP, proferiu palestra aos profissionais da rede de ensino fundamental, aproximadamente 200 alfabetizadores.

A palestra teve como tema “Alfabetização na perspectiva discursiva” e destacou a necessidade de ensinarmos a leitura e a escrita como práticas culturais formando leitores e produtores de textos impedindo assim que nossos alunos se tornem futuros analfabetos funcionais, pessoas que codificam e decodificam a escrita, mas não são capazes de compreender e escrever textos adequadamente. Foi um momento rico e de aproximação da gestão da secretaria com os professores

Atualmente, o município possui de 1° ao 3° ano 210 professores, sendo que 90% participam ativamente deste programa de formação, o que segundo a secretária da Educação é um diferencial na rede, pois a partir deste ano todas as propostas de formação são em período contrário ao de trabalho para não comprometer o atendimento aos alunos e mesmo assim a rede adere com participação maciça em todos os cursos. “Nosso objetivo é que os professores participem de acordo com seu interesse e necessidade. Todos os cursos são propostos a partir de um diálogo com a rede”, destacou a secretária.

Além do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, aos sábados, a rede municipal da Educação está ofertando os cursos de Contação de Histórias e Matemática para os professores da Educação Infantil e Linguagem Escrita e Matemática para os professores do Ensino Fundamental.  Estes ocorrem durante a semana no período noturno na sede da Secretaria da Educação e na Emef Profª. Edméa Rojo Sola.

Para os diretores a Secretaria oferece o Programa Escola de gestores em parceria com a UNESP-Marília.  Na área da Educação Inclusiva estão em curso atualmente duas propostas de formação continua a objetivando o apoio aos professores em sala de aula. “Por determinação do prefeito Vinícius Camarinha, oferecemos uma intensa programação de cursos e ações de valorização aos profissionais da Educação. Os profissionais são capacitados, todos ganham inclusive nossos alunos, que poderão contar com professores mais preparados”, concluiu Cruvinel.