19 AGO 2013
Vacinação antirábica atinge apenas 50% da meta

A vacinação antirábica em cães e gatos no sábado passado nas zonas norte e leste de Marília ficou bem aquém da expectativa. Segundo o coordenador da campanha Lupércio Garrido Neto, foram vacinados 7.785 cães e 632 gatos, 50% da meta.

“Fico preocupado. Muitos proprietários de animais domésticos não estão levando o assunto a sério. A raiva é uma doença grave e que não tem cura. Colocamos em funcionamento no sábado 30 postos de vacinação com cerca de 300 pessoas, na parceria com a Faculdade de Medicina Veterinária da Unimar. A vacina é de graça. É inaceitável que proprietários de cães e gatos deixem de vacinar seus animais. Esperamos que no dia 31 e no reforço em setembro, os números sejam melhores”, comentou.

No próximo dia 31, haverá a segunda etapa de vacinação, só que dessa vez nas zonas sul e oeste. Em setembro, será realizada a vacinação nos distritos nos distritos. A meta da Secretaria da Saúde é vacinar pelo menos 40 mil animais.

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde está divulgando também um balanço sobre dengue e gripe. Os números são os seguintes:

Dengue:

464 casos autóctones, sendo 450 no primeiro semestre e 14 no segundo semestre

Influenza

61 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave

48 negativos

08 positivos para H1N1 (sendo 02 óbitos)

01 positivo para H3

04 aguardam resultado de exame.