Reunião nesta segunda-feira na Prefeitura de Marília definiu a regulamentação do transporte de terra no município. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Leonardo Sanches Mascarin não havia uma fiscalização no transporte em Marília, muitas terras eram retiradas de maneira irregular de barrancos de estrada rural, por exemplo, causando erosões e outros problemas na cidade. “O encontro aconteceu para disciplinarmos a questão, para não impedirmos o crescimento da cidade”, disse o secretário do Meio Ambiente, Leonardo Sanches Mascarin.
Além de Mascarin, participaram o vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, os secretários Avelino dos Santos Modelli (Serviços Urbanos), Marco Antônio Alves Miguel (Administração), Valdemir Pimentel (Planejamento Urbano), Emílio Moraes (Obras), Rogério Alexandre da Graça (Codemar), técnicos da Cetesb e representantes da Polícia Ambiental.
Ficou definido que a Prefeitura emitirá a autorização para o transporte desde que seja terra de uma obra e compensada em outra, não sendo permitida a comercialização ou doação de terra. “Houve inúmeros registros de roubos de terra, extração em locais irregulares, com a regulamentação proposta nesta reunião, conseguiremos resolver todas essas questões. A Polícia Ambiental vai continuar fiscalizando essas áreas irregulares, quem está extraindo terra de maneira criminosa e a Prefeitura fará o acompanhando dessa atividade”, revelou o Leonardo.
Na Prefeitura, as Secretarias do Meio Ambiente e de Planejamento Urbano irão emitir uma declaração para movimentação de terra, para corte e escavação de áreas em obras de engenharia civil.
“Todo o projeto de engenharia civil que precisa de aprovação na Secretaria de Planejamento já irá receber essa autorização, com especificações como o volume a ser transportado. A expectativa é de essas certidões ou autorizações comecem a ser emitidas a partir de sexta-feira, dia 16”, concluiu Mascarin.
Assessoria de Imprensa
Foto: Wilson Ruiz