12 AGO 2013
FUNDO SOCIAL
Fundo Social de Solidariedade homenageia doadoras e busca maior conscientização sobre a doação de leite materno

O Fundo Social de Solidariedade promoveu um chá na tarde para marcar o encerramento das atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno de 2013. Tendo como símbolo um laço dourado, durante a semana de 04 a 09 de agosto, foram realizadas diversas ações com o objetivo de conscientizar a população da importância da doação de leite materno.

O encerramento aconteceu no Alves Hotel e contou com a presença do vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Almeida, dos secretários municipais, Fabiana Cruvinel (Educação), Hélio Benetti (Assistência Social), voluntárias e doadoras de leite.

“Trago o abraço do prefeito Vinícius Camarinha e ainda o nosso incentivo na realização de todas as atividades do Banco de Leite, um órgão importante e que realiza inúmeras atividades há 29 anos em Marília”, disse o vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho.

“Vários eventos marcaram a semana em Marília, no domingo, tivemos o Encontro da Amamentação nos braços da Mãe Natureza, no Bosque Municipal, durante a semana conscientização nas unidades de saúde do município, o Café com Prosa no Hospital Materno Infantil, além da participação em cidades da região, que pediram o nosso auxílio para levarmos a importância do aleitamento materno”, disse a responsável pelo Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues.

Sandra revelou ainda que em Marília foi realizada, nas diferentes unidades de saúde, a I Mostra Municipal de Aleitamento Materno, onde as equipes de saúde puderam organizar uma exposição de materiais educativos, fotos, cartazes ou outros materiais com o objetivo de divulgar as experiências de aleitamento aos usuários das unidades.

“Gostaríamos de premiar todos os participantes, mas foram escolhidas as unidades: primeiro lugar para a Unidade de Saúde da Família do Distrito de Rosália, segundo lugar ficou com a Unidade de Saúde da Família do Parque das Nações e em terceira colocação a Unidade Básica de Saúde do Bairro Juscelino Kubitscheck. Agradecemos todos os participantes, mas sobretudo, as doadoras, hoje neste evento, contamos com 43 mulheres que repassam seu precioso alimento aos muitos bebês que necessitam nas nossas UTIs”, disse a enfermeira Sandra Domingues.

De 2012 até agora, o Banco contou com aproximadamente 120 doadoras de leite, as presentes no evento foram homenageadas com diploma e um mimo.

Primeira-dama do município de Marília quando da criação do Banco de Leite, em 1983, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Paula Almeida agradeceu a presença das doadoras e a atitude de amor e doação de cada uma.

“Hoje é um dia de festa, amor e saúde. O Fundo Social é parceiro do Banco de Leite e desde já agradecemos as voluntárias, as doadoras e também a enfermeira Sandra Domingues pelo belíssimo trabalho à frente do Banco. A criação do Banco aconteceu para alertar todas as mamães da importância do aleitamento, da grandeza de doar esse precioso alimento, cresci ouvindo da minha mãe sobre isso, que também foi uma doadora”, disse Paula Almeida.

Para a doadora, Paula Harata Gomes, mãe do bebê Felipe, outras mulheres deveriam tomar essa atitude. “Doar leite é doar amor e vida, é um alimento sagrado e que felizmente sobra para o Felipe, por isso, faço questão de doar o meu leite para os bebezinhos que necessitam nos nossos hospitais”, concluiu Cláudia.

Fotos: Wilson Ruiz