09 AGO 2013
Campanha contra a raiva deve imunizar 40 mil animais

A Prefeitura de Marília, através da Divisão de Zoonoses, vai promover nos dias 17 e 31 de agosto a 35ª Campanha de Vacinação Antirrábica. A campanha, cujo alvo é a população de cães e gatos com idade superior a três meses, tem como meta imunizar 40 mil animais, número que corresponderia a 80% da população canina estimada no município.

A raiva é uma zoonose transmitida ao homem por meio da inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda que apresenta letalidade de aproximadamente 100%. Apesar de ser conhecida desde a antiguidade, continua sendo um grave problema de saúde pública acarretando altos custos na assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. O vírus da raiva atua sobre o sistema nervoso central causando um quadro clínico característico de encefalite aguda.

“Por problemas técnicos, o Ministério da Saúde suspendeu a campanha nos anos de 2010 e 2011 e desde o ano passado o trabalho foi retomado, é importante a conscientização da população no combate à raiva. Felizmente, em humanos o último registro em Marília aconteceu na década de 40 e em animais foi em setembro de 2000, na zona Norte, num cão de três meses e que não havia sido imunizado”, revelou o médico veterinário, responsável pela Divisão de Zoonoses, Lupércio Garrido.

O médico informou ainda que a população de Marília deixa a desejar quanto à participação na campanha. “A adesão deveria ser maior, é importante que o munícipe fique atento às datas, mas principalmente à importância da campanha. Gatos são caçadores, têm hábito noturno e uma predisposição maior de contato com morcegos, potenciais transmissores da raiva. A dose é única, é gratuita e nada justifica o não comparecimento”.

O trabalho será realizado em etapas, de acordo com o calendário de atividades da secretaria:

17 DE AGOSTO: ZONAS NORTE E LESTE

31 DE AGOSTO: ZONAS SUL E OESTE

05 DE OUTUBRO: RESCALDO – atividade visa revacinar animais que tenham tomado a vacina pela primeira vez na vida

14 DE SETEMBRO: POSTO DE VACINAÇÃO NOS DISTRITOS: PADRE NÓBREGA – LÁCIO – ROSÁLIA

21 DE SETEMBRO: POSTO DE VACINAÇÃO NOS DISTRITOS: AVENCAS – DIRCEU – AMADEU AMARAL

A PARTIR DE 28 DE SETEMBRO: ZONA RURAL – EQUIPES VOLANTES DEVERÃO PERCORRER AS PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO AOS SÁBADOS

Fotos: Wilson Ruiz