06 AGO 2013
Prefeitura retoma nesta quarta-feira as obras da UPA 24 horas da zona Norte

Paralisada desde 2011, pela gestão anterior,  as obras da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, da zona Norte, vão ser retomadas oficialmente nesta quarta-feira, pela administração Vinícius Camarinha. O lançamento acontece às 10 horas,  com assinatura da ordem de serviço, na rua João  Caliman, esquina com a rua Francisco José de Oliveira.  Durante o evento também serão apresentadas as novas viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Para a construção da UPA foram necessários investimentos na ordem de R$ 3 milhões com contrapartida do município. Considerada uma das prioridades da atual gestão, a unidade de urgência e emergência deverá ser entregue à população no ano que vem.

A UPA será uma unidade com atendimento aperfeiçoado em relação ao Pronto Atendimento existente. Até que Unidade de Pronto Atendimento 24 horas seja concluída, a administração estará melhorando as condições físicas do Pronto Atendimento (PA) da zona Norte, adequando-o às necessidades dos pacientes.

Segundo o secretário de Saúde, Márcio Travaglini, contatos com o Ministério da Saúde já foram feitos solicitando à equipe de urgência e emergência a instalação de duas UPAS e não apenas uma no município, ou seja, uma na zona Norte e outra na zona Sul.

A UPA 24 horas da zona norte, está estruturada para atender uma população  de 200 a 300 mil habitantes. Caso, o pleito da administração, de se instalar duas Unidades de Pronto Atendimento no município, seja aceito pelo Ministério da Saúde, a cidade terá condições de atender a cidade, com uma cobertura total.

UPA 24h –A Unidade de Pronto Atendimento irá funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, e terá condições de resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada – com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

Fotos Wilson Ruiz