31 JUL 2013
Educação faz novo evento do ‘Pacto pela Alfabetização na Idade Certa’

No ultimo sábado, 27 de julho, a Secretaria Municipal da Educação realizou mais um encontro do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa.

Participou do evento a professora Doutora em Educação pela UNESP Ana Paula Cordeiro para abordar o tema: ‘ludicidade na sala de aula’. A Educadora é docente do Departamento de Didática, além de ser coordenadora do Projeto LUDIBUS – ‘o ônibus da Alegria’.

“Esse Projeto tem como principal característica um ônibus equipado e adaptado para o trabalho com artes e atividades lúdicas. A ideia do projeto é a de levar o ônibus lúdico para as escolas e comunidades do bairro, no sentido de sensibilizar professores em processo de formação inicial e continuada e alunos da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental, primeiro ciclo), para a importância das atividades artísticas e lúdicas no processo de formação humana. O ponto comum entre esses trabalhos é a metodologia utilizada, qual seja: o oferecimento de oficinas de vivências em linguagem cênica, privilegiando os jogos dramáticos e teatrais como base para a criação teatral individual e coletiva”, disse a professora Ana Paula Cordeiro.

A partir desse encontro decidimos levar a todos os alunos das 19 escolas de ensino fundamental o “ônibus da alegria”.

Participaram do evento cerca de 210 professores cursistas do PNAIC que atuam em turmas de primeiro, segundo e terceiros anos do ensino fundamental.

Algumas das propostas realizadas durante o encontro foram:

Fotografia (grupos de cinco ou seis pessoas: compor uma cena fixa, uma espécie de quadro que identifique uma situação do cotidiano das pessoas, como as cenas de um aniversário, um casamento, um velório, um supermercado, um dia na praia, etc);

Escultura (grupos de cinco ou seis pessoas): formar objetos variados com os corpos entrelaçados; entre outras.

A professora enfatizou que, por meio do jogo teatral e de peças coletivas, as crianças abordaram assuntos que fazem parte de sua cotidianidade e discutem suas inquietações por meio da arte. Também se tornam agentes pessoais de cultura, na medida em que apresentam as peças teatrais e os questionamentos nelas contidos à comunidade escolar e a seus pais, responsáveis e familiares.

Os professores foram incentivados a trabalhar de forma mais sistemática com o lúdico em sala de aula.