25 JUL 2013
Município aguarda análise do Ministério da Saúde sobre programa “Mais Médico”

Após fazer o pré-cadastro junto ao Programa “Mais Médico” do governo Federal, o município através da Secretaria da Saúde, aguarda a posição do Ministério da Saúde para saber se vai poder de fato ser beneficiado ou não com a iniciativa; uma vez que na situação atual o governo permite que o médico contratado pelo programa atenda apenas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e não as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Conforme explicou o responsável pela pasta, Márcio Travaglini, em Marília o déficit de profissionais está concentrado nas UBS, que desde janeiro de 2012 contabilizam uma deficiência de cerca de 20 médicos que deixaram as unidades por terem se aposentado, se exonerado ou faleceram e que desde então não tiveram os cargos repostos.

A meta da administração Vinícius Camarinha é de ao longo dos quatro anos de gestão recuperar, não somente o número de profissionais, mas também a estrutura física, mobiliária e de equipamentos e através de um Plano de Cargos e Salários, adequar a oferta de profissionais à demanda existente oferecendo melhores condições de trabalho aos médicos, as equipes de saúde do município, aos servidores e principalmente ao público de um modo geral.

Provab – O secretário da Saúde destacou ainda que antes mesmo do pré-cadastro no “Mais Médico”, o município aderiu ao Provab – Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica – Provab e já no início do ano contratou quatro médicos, que ainda não fizeram residência, para que dediquem um período do trabalho à rede pública de saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, o médico que participa do Provab em 2013 tem a obrigatoriedade de realizar curso de pós-graduação prático-teórico em saúde da família, com 12 meses de duração. O profissional recebe bolsa federal no valor de R$ 8 mil mensais e tem suas atividades supervisionadas por uma instituição de ensino. Para os médicos bem avaliados, o Provab 2 mantém a bonificação de 10% nos exames de residência médica, seguindo a resolução nº 03/2011 da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Foto Wilson Ruiz