08 JUL 2013
Prefeitura adquire quatro novas ambulâncias para o Samu

Marília vai ganhar nas próximas semanas reforço no atendimento de urgência e emergência, a Prefeitura Municipal conquistou junto ao Ministério da Saúde quatro novas ambulâncias para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

“A aquisição desses novos veículos é um ganho importante no atendimento dos pacientes, no trabalhado de integridade, de salvar vidas mesmo. Estamos seguindo uma determinação do prefeito Vinícius Camarinha em recuperar nossas viaturas, nossas ambulâncias. Quando for possível consertá-las, recuperá-las, quando não, vamos buscar parceiras para novas aquisições e a boa notícia foi a confirmação de mais quatro unidades completas e que reforçarão o trabalho do Samu em Marília”, disse o secretário da Saúde, Márcio Travaglini.

O secretário informou ainda que serão ambulâncias grandes, com capacidade para medicação, contarão com técnicos de enfermagem e motoristas socorristas. O prefeito Vinícius assinou nesta sexta-feira o termo de doação, num investimento de mais de meio milhão de reais, já que cada veículo custa R$ 160 mil.

“Vamos à Brasília nesta semana para protocolar no Ministério da Saúde o termo de doação das ambulâncias, a parte burocrática para a vinda dos veículos e ainda discutir outras melhorias e investimentos para a saúde, como o funcionamento 24 horas da PA (Pronto Atendimento) da zona Sul, pedido para transformá-lo numa UPA (Unidade de Pronto Atendimento), com um serviço mais avançado e especializado para a população, além da retomada das obras da UPA da zona Norte, que foram abandonadas pela última administração”.

O médico ainda revelou a preocupação da Prefeitura Municipal em melhorar o atendimento dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) junto ao Hospital das Clínicas. “Estamos em contato com a direção Complexo Famema/HC, acompanhando os casos de superlotação e juntos vamos aperfeiçoar o atendimento de urgência e emergência em Marília. Agradecemos o apoio do prefeito Vinícius, do deputado federal, Abelardo Camarinha pelo empenho que resultou nessas novidades para a saúde da nossa cidade”.

O supervisor Geral das Urgências do Samu, em Marília, André Luís Caracio explicou que a cada três anos as ambulâncias necessitam de substituição, porém, a troca depende da união de esforços do serviço, Prefeitura Municipal e Ministério da Saúde. “As ambulâncias significarão além do melhor atendimento aos pacientes, mas segurança para os profissionais que trabalham diariamente no socorro, é sem dúvida, uma grande conquista para a população de Marília. Em, no máximo, um mês estaremos as ambulâncias nas ruas, junto aos outros veículos e a motolância também recuperada pelo atual governo”, concluiu André Luís Caracio.