08 JUL 2013
Solenidade marca os 7 anos do Centro de Especialidades Odontológicas

A Secretaria Municipal da Saúde realizou nesta sexta-feira, dia 5, a solenidade comemorativa ao sétimo aniversário do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) de Marília. O evento ocorreu na sede do Centro, na rua Zeina Gadia Gratão, no Nova Marília.

Durante o evento, o secretário da Saúde, Márcio Travaglini, destacou a importância da Odontologia para a saúde pública. Segundo ele, desde a década de 80, no governo do prefeito Abelardo Camarinha, havia uma preocupação com essa questão. A implantação de consultórios odontológicos em todas as unidades de saúde e nas escolas, bem como o desenvolvimento de programas preventivos e de fluoretação da água, geraram uma forte base. A etapa final, foi a implantação do tratamento especializado como ocorre no CEO. “Por essa sintonia, Marília acaba de receber o prêmio “Brasil Sorridente”, do Ministério da Saúde e dos Conselhos Federal e Estadual de Odontologia. O município ficou em primeiro lugar no Estado e em segundo no Brasil. A premiação é resultado de um trabalho planejado e muito bem executado, por profissionais altamente competentes. A meta é implantar agora um Centro de Especialidades na Zona Norte de Marília”, ressaltou Travaglini.

Atualmente, o Centro atende seis especialidades, com 11 profissionais: Estomatologia (doenças da boca), Endodontia (tratamento de canal), Cirurgia Oral Menor(Buco maxilar de baixa complexidade), Periodontia (gengiva) e Prótese. “Os pacientes vão desde as crianças até os idosos, incluindo-se os de necessidades especiais. O agendamento é com base no encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde”, explicou a encarregada do CEO, Rosemary Barbosa de Oliveira.

Em média, mensalmente, são atendidos 60 pacientes por especialidade, de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas. No primeiro semestre, foram realizados 6.243 procedimentos, número recorde. “Além da sintonia de toda a equipe, o prefeito Vinícius tem proporcionado aos profissionais a participação em cursos de atualização. Quem ganha é a população”, afirmou.

Presente ao evento, o secretário de Assistência Social, Hélio Benetti, lembrou a importância da integração entre as secretarias para garantir uma melhor qualidade de vida à população

Representando o prefeito Vinícius Camarinha, o vice-prefeito, Sérgio Lopes Sobrinho, destacou que os números recordes de atendimento comprovam a grande importância do atendimento especializado gratuito aos marilienses.

Durante a solenidade, houve uma homenagem às 30 estagiárias do curso de Auxiliar de Saúde Bucal do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte.)

Foto Wilson Ruiz