17 JUN 2013
Festas Juninas vão contar com postos volantes de vacinação contra a Poliomelite

A Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, estará neste sábado, com postos de vacinação volante para a vacinação contra a paralisia infantil (Poliomelite). Unidades estarão presentes no período da tarde nas Escolas Municipais de Educação Infantil 1,2 Feijão com Arroz, Arco Iris, Chapeuzinho Vermelho, Berçário Favo de Mel, Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, Raio de Sol, Sambalelê e Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Chico Xavier.

A vacina é para crianças de 6 meses a menores de 5 anos com a dose oral. É importante que as mães levem a carteira de vacinação. O último caso de poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi registrado no Brasil em 1989. O país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença em 1994.

O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alerta que é preciso manter as crianças imunizadas. “Essa vacinação oral é extremamente importante para conseguirmos alcançar a eliminação global da poliomielite. Além do risco de pessoas virem de países onde tem transmissão, já foi observado, em países das Américas que começaram a acumular baixa cobertura vacinal, que isso termina favorecendo a circulação de vírus que produziram casos de pólio”, disse.

Neste ano, o público-alvo da campanha da vacina oral são as crianças a partir de 6 meses. Isso porque as crianças menores já estão sendo imunizadas com a dose injetável – introduzida no calendário básico de vacinação no segundo semestre de 2012. Com a mudança, o Brasil está se preparando para utilizar apenas a versão injetável quando ocorrer a erradicação da doença do mundo. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alertou as mães para que aproveitem a ida ao posto de saúde para colocar o cartão de vacinação das crianças em dia. “É também uma chance de a família checar se o calendário de vacinas da criança até 5 anos de idade está em dia e, se não tiver, poder programar no posto de saúde qual o melhor dia para atualizar suas vacinas”, disse.

A direção da Emei(Escola Municipal de Educação Infantil) “Chapeuzinho Vermelho”, no Fragata, está comunicando a mudança do horário de sua Festa Junina. Será ao meio dia deste sábado, e não às 13 horas, como estava marcado. No total, a Emei possui 380 alunos entre 2 e 5 anos.

Também houve antecipação em duas horas na Emei “Arco Iris”, no Joquei Club. A festa também será ao meio dia. A “Arco Iris” possui 384 alunos entre1,2 a5 anos.