10 JUN 2013
Sarem: alunos da 3ª série também serão avaliados esse ano

Confirmada para o dia 6 de agosto a realização do Sarem (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar de Marília). Essa será a décima edição do evento, organizado pela Secretaria Municipal da Educação, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

A novidade esse ano, segundo a secretária Fabiana Rodrigues Cruvinel, é a inclusão

dos alunos das 3ªs séries. “Até então eram avaliados apenas os alunos dos 5º anos. Estamos ampliando. O objetivo é medir o grau de instrução dos alunos, por escola e classe, visando investir na melhoria das deficiências. Teremos uma análise minuciosa do grau de instrução do primeiro semestre. Os pontos problemáticos, vamos planejar para buscar a melhora e conseguir um melhor resultado em  mais duas avaliações realizadas em novembro: o Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), realizado pelo governo do Estado, e Prova Brasil, avaliação nacional preparada pela União”, explicou a responsável pela pasta.

No total, serão avaliados 1.667 alunos do 3º ano e 1055 da 5º série. A correção será feita pelos educadores da própria Secretaria Municipal da Educação. Com o resultado, será traçado o planejamento para o segundo semestre.

Em 2012, o IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) da rede municipal de Marília foi de 5,13. “Queremos sempre uma média melhor. Por isso, com o aval do prefeito Vinícius Camarinha, esse ano houve investimento nos cursos de formação de Língua Portuguesa, Matemática e Tecnologia; para coordenadores pedagógicos e acompanhamento das diretoras. Também estamos investindo em material de suporte escolar e bibliotecas. Isso reflete diariamente na melhoria da qualidade de ensino”, disse.

Fabiana Cruvinel confirmou também estudos para definir o Plano de Carreira do Magistério. “Essa é uma antiga reivindicação da classe. O prefeito Vinícius quer valorizar o professorado, para que haja, com motivação, reflexo na melhoria do padrão de ensino para os alunos” completou.